A Trilha do Pão de Açúcar, localizada no bairro da Urca é um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro. A 396 metros de altura, uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que o Pão de Açúcar é mais alto do que o Morro da Urca.
post atualizado em 25/01/2019
Procurando hospedagem no Rio de Janeiro? Confira as melhores hospedagens na Urca
Pão de Açúcar, Bondinho e Morro da Urca

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível visitar o Bondinho de uma forma muito divertida e GRATUITA. Isso mesmo! Subindo pela trilha do Pão de Açúcar, você pode conhecer a primeira estação do Bondinho. O que te garantirá uma vista sensacional em 360° da Zona Sul do Rio de Janeiro. Lá de alto você verá:
- Os barcos na Praia de Botafogo
- O Aterro do Flamengo
- O Cristo Redentor
- O Morro Dois Irmãos
- A Pedra Bonita
- A Pedra da Gávea
Nós escolhemos a Trilha do Pão de Açúcar para iniciar o nosso projeto pois é uma trilha muito tranquila de fazer, um ambiente familiar – você perceberá ao longo do caminho muitos casais e famílias, além de ser um cartão postal incrível, não é? Não podíamos começar diferente.
Como chegar a Trilha do Pão de Açúcar
Saindo de Copacabana têm vários ônibus com destino à Urca. A trilha do Pão de Açúcar fica localizada perto da Praia Vermelha na Urca, e é a mesma praia aonde está localizada a bilheteria do bondinho.
Chegando em direção à praia você vai ver uma praça com um obelisco, é só seguir à esquerda que você verá o ECEME – Escola de Comando e Estado Maior do Exército. No final do prédio fica a entrada para a Pista Cláudio Coutinho, siga pelo portão e pode continuar andando até achar as placas sinalizadoras indicando o começo da trilha.
A paisagem pela pista antes de começar a trilha é bem bonita, e muitas pessoas vão fazer caminhada, assistir ao pôr-do-sol e até passar um tempo com seu amor na Pista, já que ela garante boas fotos e uma paz irresistível.

Como foi a nossa experiência
Estávamos em um grupo com 6 adultos e 3 crianças e fizemos a trilha de forma muito tranquila. Fizemos algumas paradas durante o percurso para recuperarmos o fôlego, pois para algumas de nós era a primeira vez fazendo trilha.
Demoramos algo em torno de 45 minutos para chegar ao topo. A trilha é bem sinalizada por todo o caminho, para ninguém se perder. Lembrando a todos que subindo pela trilha não tem que pagar ingresso, mas para voltar gratuitamente apenas descendo pela trilha.
Como fomos na trilha em um domingo ensolarado e nas Paraolimpíadas, teve um pouquinho de fila na entrada, algo bem incomum para a trilha, mas devido a lotação da cidade, entendemos o motivo.
Ficamos alguns minutos nessa fila e não estava sendo permitida a entrada de alimentos, nem objetos considerados “armas branca“, então todos estavam passando por um detector de metal e tendo suas bolsas revistadas, mas logo que passamos pela fila e pela revista.
Mas logo estávamos lá do alto entendendo porquê o Rio de Janeiro tem o título de Cidade Maravilhosa.
Crianças na Trilha
Um tempo depois desse passeio, voltamos à Trilha do Pão de Açúcar com o nosso primeiro passeio para um grupo aberto. E nessa trilha eu levei a Clara, minha companheira de viagem.
Na primeira vez que fizemos a trilha, eu já havia percebido que era muito tranquila, muito bem sinalizada e movimentada. Então dessa vez decidi levá-la. E ela me surpreendeu e muito!

Leia também: Fazer trilhas com crianças – uma combinação possível
Quis andar no chão durante todo o percurso de subida, mas eu alternava entre deixá-la no chão e no colo por que ela ainda era muito bebezinha. Na época ela tinha 2 anos, mas segurou bem a onda. Chegou lá em cima muito cansada e dormiu durante o piquenique que fizemos na estação. Mas foi muito legal ver que era possível conhecer a cidade com ela e isso me impulsionou ainda mais a não parar de explorar os cantos do mundo.

Sobre o Morro da Urca e Ingressos
O Morro da Urca possui banheiros, restaurantes, atrações para tirar fotos e passeios de helicópteros para os que estão buscando um passeio mais impressionante.
Mesmo você não tendo comprado ingressos na bilheteria, você pode comprá-los lá em cima caso queira visitar o outro morro , ou esteja cansado e prefira descer de bondinho. Confira aqui os valores.
Você também pode comprar um tour guiado para o Bondinho. Com uma das vistas mais bonitas da cidade.
Recomendações
- Ir de tênis
- Com roupas adequadas para trilhas
- Garrafa de 1L de água
- Barrinhas de cereal para recuperar as energias.
- Jogue o lixo quando chegar lá em cima nas lixeiras, preserve a nossa mata.
- Caso esteja com crianças, não se enganem, os pequenos têm muito mais ritmo e disposição que a gente para fazer trilhas. Só fiquem de olho neles para não se machucarem e nem deixar que ofereçam comida aos animais locais.
Esse passeio foi muito especial para darmos início ao projeto em grande estilo. Foi importante também para passarmos um tempo juntas e assim nos conhecermos melhor.
Esse foi o primeiro de muitos passeios e esperamos que nos próximos possamos contar com a sua presença!
Vocês podem deixar sugestões e dicas de passeios, trilhas e eventos aqui nos comentários. E não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais – @naestradacomasminas – para ficarem por dentro dos próximos encontros!
VAI VIAJAR? FAÇA SUAS RESERVAS
Está programando a próxima viagem? Faça sua reserva com nossos parceiros e ganhe descontos incríveis. Além de ajudar o blog a se manter atualizado e não ser taxado a mais por isso.
Hospedagem: Airbnb, Booking
Seguro Viagem: Real Seguros, Seguros Promo
Aluguel de carro: Rentcars
Oie, tudo bem? Adoro posts sobre viagens, ainda mais quando são lugares tão bonitos. O RJ é simplesmente lindo e fotogênico <3 Quando morava no RJ gostava muito de ir no Jardim Botânico e às praias, era incrível. Tenho vontade de passear aí novamente. Amei as dicas. Beijos, Érika ^.^