Ouro Preto e Mariana, uma volta ao passado! Se você tem alguma dúvida se vale a pena fazer um bate e volta de Ouro Preto a Mariana, este post vai acabar com todas essas dúvidas. É como se pudéssemos voltar no tempo, entende?
Procurando hospedagem em Mariana? Compare preços dos melhores hotéis, pousadas e hostels da região.
A cidade foi uma das mais importantes na época colonial, um dos primeiros povoados da região, primeira capital de Minas, maior produtora de ouro para a Coroa Portuguesa. Mariana é uma cidade pequena e muito agradável, seus monumentos, igrejas e sobrados formam conjuntos arquitetônicos que merece entrar nos roteiros de viagem.
Não podemos esquecer que em novembro de 2015, a barragem da mineradora Samarco rompeu, causando uma destruição ecológica para a região. Apesar da tragédia, o centro histórico de Mariana não foi atingido e tem toda a estrutura para receber visitantes e oferecer ótimos passeios. Confira aqui os melhores deles:
Passeio Turístico -Trem Vale
Se você vai visitar a cidade a partir de Ouro Preto, assim como eu, você pode utilizar uma das principais atrações de Ouro Preto, o passeio no trem turístico da Vale. E como uma boa viajante solo, não poderia deixar de fazer né!
Estação Ferroviária de Ouro Preto Parte Lateral da Estação de Ouro Preto
O charme do passeio, começa na Estacão Ferroviária de Ouro Preto. O percurso é como uma viagem no tempo de aproximadamente 1 hora e você pode fazer o trajeto Ouro Preto – Mariana, Mariana -Ouro Preto ou comprar trechos só de ida ou volta.
Parte interna da Estação de Ouro Preto Antiga Locomotiva
Resolvemos comprar a passagem só de ida no Vagão Convencional, ´porque a volta retornamos de ônibus. Nesse trajeto são oferecidos dois tipos de vagões, o Convencional e o Panorâmico. A principal diferença entre eles, além do valor, é o tamanho da janela que no vagão Panorâmico, é bem maior.
Vagão Convencional Vagão Panorâmico
O melhor lado para se sentar no passeio de trem de Ouro Preto à Mariana é do lado direito. Agora! Quando o passeio for de Mariana á Ouro Preto a melhor vista panorâmica é do lado esquerdo. Entrando no trem na estação em Ouro Preto, é o lado que está oposto ao lado em que está a plataforma de embarque.
Dica: Não existe assentos demarcados, não existe numeração, então se quer reservar lugares melhores no lado direito, é claro! chegue com certa antecedência!

Ao embarcar no Trem da Vale, destino a Mariana. Observei que os assentos são de madeira, mas confortáveis. Tem banheiros tanto na estação quanto no trem. E um excelente serviço a bordo. São 18 km de linha férrea, percorridos em 1 h, a uma velocidade média de 20 km/h(devagarinho). O trem vai em baixa velocidade e desacelera para que todos possam contemplar as belezas e tirar fotos.
O trajeto é muito agradável! É uma volta ao passado que todo mundo merece fazer! É possível ver cachoeiras, pequenas cidades vizinhas, montanhas com uma vegetação quase intacta da antiga rota do ouro e pequenos rios. A viagem é toda guiada e conta com trilha sonora. O locutor vai narrando a história e curiosidades por onde o trem passa. Eu confesso que fiquei emocionada!


Funcionamento da Bilheteria de Ouro Preto

Endereço: Praça Cesário Alvim, s/n – Barra, Ouro Preto – MG Telefone: (31) 3551-7705 Horário: das 8h30 às 17h
Vendas de Bilhetes: quarta-feira a domingo
Formas de pagamentos aceitos, dinheiro, débito e crédito
Funcionamento da Bilheteria de Mariana
Endereço: Praça Juscelino Kubitschek, s/n. – Centro
Telefone: (31) 3557-3844
Horário: das 8h30 às 17h
Vendas de Bilhetes: quarta-feira a domingo
Formas de pagamentos aceitos, dinheiro, débito e crédito
Aplicável somente em baixa temporada na classe Convencional. Os naturais de Ouro Preto e Mariana, que apresentarem comprovante de residência, em nome da pessoa que está solicitando o bilhete e documento de identificação com foto terão descontos nas passagens, conforme a tabela acima.

Depois do passeio pela cidade, você pode voltar de Mariana para Ouro preto de ônibus. Tem uma parada de ônibus bem em frente à estação de trem e o percurso dura cerca de 1 hora, a passagem custa R$ 4,75.
Logo que desembarcamos na Estação Ferroviária da cidade de Mariana, ponto de embarque para viagens turísticas entre Mariana e Ouro Preto, que por sinal mantém o estilo do início do século XX. Deparamos, com a estação parque que atualmente é um complexo cultural composto por Biblioteca, Praça Lúdico-Musical, Espaço Museográfico, Sala Multiuso, Vagão Sala de Histórias, Vagão dos Sentidos e Vagão Oficina(fixos) localizados nos arredores do prédio.

Praça Lúdico-MusicalVagão Café
Roteiro pelo Centro histórico de Mariana
O centro de Mariana está repleto de ruas e construções históricas. Quem for à Mariana tem que passear a pé por suas principais vias:
- Rua Direita
- Rua Dom Silvério
- Rua Dom Viçoso
- Rua Frei Durão
É também nelas que se concentram diversos pontos turísticos da cidade. A Rua Direita é a segunda mais antiga da cidade e possui um dos conjuntos arquitetônicos mais bem conservados de Mariana. É lá onde ficam, por exemplo, a Casa do Barão de Pontal e a Casa Setecentista. Já a Rua Dom Silvério liga a Praça Minas Gerais à Igreja de São Pedro, além de abrigar a Igreja de Nossa Senhora Rainha dos Anjos e vários ateliês. A Rua Dom Viçoso liga a Praça Gomes Freire até o Seminário Maior. A Rua Frei Durão ladeia a Praça da Sé e é onde está o Museu de Arte Sacra.
Comece o seu passeio pela Praça Minas Gerais, é o ponto turismo mais importante de Mariana. A praça é um dos mais belos exemplos do urbanismo barroco no Brasil e fica em um ponto mais elevado da cidade.
Lá, encontramos as duas igrejas, construídas na mesma praça financiadas por famílias diferentes que brigavam para ver quem tinha mais prestígio. Igreja N S do Carmo (lado direito) e Igreja São Francisco de Assis (lado esquerdo) com obras barrocas de Mestre Ataíde e Aleijadinho dentro e fora das igrejas.
No centro da praça, fica o Pelourinho, símbolo do poder do Estado, onde eram castigados os criminosos da época. E do outro lado da rua fica a Casa de Câmara e Cadeia, atual Câmara de Vereadores. Vamos conhecer?

Apesar do incêndio que marcou a história desta igreja, ainda se preserva boa parte do acervo de Aleijadinho. Vale a pena visitar e conferir os detalhes desta obra arquitetônica. Dica: Faça uma visita guiada, porém acerte o preço antes. Tem taxa de visitação. (fique esperto com os guias!)

A arquitetura é belíssima relembrando as heranças portuguesas. Composta de peças de ouro. No altar os relicários foram feitos por Aleijadinho e também o medalhão da porta de pedra-sabão. Os painéis nos forros da nave e da sacristia são obras do Mestre Ataíde. Infelizmente está fechada há muitos anos para reforma.

Localizado no meio da praça o Pelourinho é um monumento que simboliza o poder do Estado, que era usado para castigar escravos e criminosos no passado.

Casa de Câmara e Cadeia é um belo exemplo da arquitetura colonial. Fica de frente para as igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo. Logo na entrada, como se fosse um porão tem um artesão da região que faz várias esculturas, conta histórias e mostra em detalhes onde os escravos ficavam em condições mínimas de higiene e respeito. O ingresso é gratuito e ainda tem serviços ativos burocráticos no térreo e o andar superior funciona como museu. (Recomendo!)
Subindo a Rua Dom Silvério, a que corta a Praça Minas Gerais, você encontra à Basílica de São Pedro dos Clérigos. A Igreja fica no alto de uma colina que foi construída em formato oval e com fachada de arenito.
É um lugar de visitação obrigatória e o turista tem acesso a praticamente toda igreja podendo subir atrás do altar e chegar até a torre onde ficam os sinos onde tem uma vista panorâmica de toda a cidade.

Passeando um pouco pela rua avistamos algumas construções interessantes, uma delas era o Colégio Providência, vizinho ao Hotel Providência. Um pouco acima fica a Capela de Nossa Senhora dos Anjos, construída por membros da Arquiconfraria de São Francisco dos Cordões em 1784.
A arquiconfraria reunia homens pardos (mestiços) devotos de São Francisco. Seu interior é simples, mas bastante interessante, mantendo o barroco do século XVIII. (Vale a pena visitar!)
Capela de Nossa Senhora dos Anjos Colégio Providência
Na decida, chegamos a Rua Direita, que nos mostra a sua história, através de suas construções, calçadas, das pedras no lugar do asfalto. É uma viagem ao passado!
Os destaques são a Igreja Matriz, a casa do “Barão de Pontal” (ao lado da igreja), uma construção que ainda guarda as sacadas em pedra sabão da época de Manoel Inácio de Melo e Sousa, deputado da província no século XIX. A casa do poeta Alphonsus Guimarães. Ali você adentra na intimidade do poeta simbolista marianense. Uma experiência sem igual que reúne um mobiliário antiquíssimo e a vida artística nascente no Brasil.
A Rua Direita de Mariana faz parte de qualquer roteiro de quem ama cidades históricas de Minas Gerais.

A Basílica da Sé fica no centro histórico, na ampla Praça Claudio Manoel. É uma igreja de alto valor histórico, ricamente adornada com ouro e lustres de cristal. Guarda admiráveis retábulos do barroco nos estilos Nacional Português e Joanino, uma tela do Mestre Ataíde e um órgão de Arp Schnitger, presente do rei D. José I.
A principal atração de Mariana é, sem dúvidas, aos domingos, às 11h com apresentação aproximadamente de 1h, o concerto na Catedral da Sé. E a grande estrela do show é um órgão alemão construído em 1701, com 1.039 tubos, sete metros de altura e cinco de largura. Vale muito a pena!
Dica: Não é permitido fotografar durante a apresentação.

A Casa do Barão de Pontal fica numa rua muito visitada em Mariana, a Rua Direita. Construída no final do século XVIII, destaca-se por apresentar sacadas esculpidas em rendilhado de pedra-sabão. No interior, possui uma capela e um pátio interno. Pertence à Arquidiocese de Mariana.

Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana, é um dos mais belos edifícios Rococós do Brasil, com sua construção datada do final do século XVIII e início do XIX. O Museu de Arte Sacra se encontra na Categoria de Acervo Histórico e Artístico de grandes proporções. Para curiosos, ou apaixonados por arte, vale a visita!
Vista lateral da Praça Gomes Freire
Praça Gomes Freire
A praça Gomes Freire, também conhecida como Jardim, é uma típica praça de cidade do interior, opção de lazer e tranquilidade para os moradores da cidade e para os turistas.
Bastante arborizada, tem canteiros, chafariz com pequeno lago ao redor e até um coreto. No entorno dela, casarões coloniais, restaurantes, lojinhas de artesanato, sorveteria e fica bem próximo das igrejas da Praça de Minas Gerais.
Onde comer em Mariana:
Fazer uma caminhada pela cidade de Mariana é um prazer! No sobe e desce de ruas, há uma momento de pausa necessária. E aí! Olha só o que eu encontrei e recomendo sem receio para vocês!
Pode-se dizer que cada receita mineira tem certo sabor de história: algumas remetem à época dos escravos, outras ao Ciclo do Ouro, tudo isso temperado com ascendência indígenas, africanas e portuguesas.
Quem deseja provar uma boa comida mineira de verdade deve ir ao Restaurante Rancho da Praça. Nesse restaurante Self-service sem balança a comida é excelente! Ambiente típico, aconchegante e com ótimo atendimento! A decoração também chama atenção! Bom custo benefício, pois pagamos um valor e podemos comer a vontade.
Possui um buffet variado com saladas e pratos mineiros deliciosos feitos no fogão de lenha, típicas da região. Depois de saborear delícias como o feijão tropeiro, couve, franco com quiabo, carne de porco, galinha à cabidela, rabada com agrião, angu, caldos e torresmo. Experimentar doces caseiros de leite, goiaba, abóbora ou mamão com uma fatia de queijo branco. Hummmm! É difícil escolher… melhor provar um pouco de cada e arrematar com uma cachacinha da roça e a cerveja geladinha. O que vocês acham?
Preço por pessoa:R$28,00(Vinte e oito reais). Bebida e sobremesa não inclusa.
Endereço: Praça Gomes Freire, 108 – Em frente ao Jardim, Mariana, Minas Gerais, Brasil
Telefone: 55 31 3558-1060
Formas de pagamentos: dinheiro, cartões de débito e crédito e alguns tickets.
Especialidade: cozinha variada. De terça à sexta, das 11h às 15h30 e das 18h às 23h; aos sábados e domingos, das 11h às 23h
Restaurante Lua Cheia
Endereço: R. Dom Viçoso, 58, Mariana – MG Telefone: (31) 3557-3232
Casarão Grill
Endereço: Praça Gomes Freire, 92 – Centro, Mariana – MG Telefone: (31) 3557-2528
Especialidade: cozinha variada. De segunda à sexta, das 11h à meia noite; aos sábados, das 15h à 1h; domingos, das 11h à meia noite.
Bistrô
Endereço: -214, R. Salomão Ibrahim da Silva, 128, Mariana – MG
Telefone: (31) 3557-4138
Sorveteria Gellak Atendentes da Sorveteria Gellak
Vamos experimentar um sorvete de dar água na boca! Sorveteria Gellak! Excelente opção para quem gosta de sabores variados, ambiente agradável, preço bom e atendimento nota 10.
Os sorvetes são uma delícia! Uma variedade enorme de sabores diferente dos convencionais, gera uma dúvida enorme. Dá vontade de experimentar todos.
Super recomendo! Não deixem de conferir!!!
Endereço: Rua Tancredo Neves, 09 Centro – Mariana/MG
Telefone:(31) 3557-1002
Formas de pagamentos aceitos, dinheiro, débito e crédito
Chantilly Confeitaria
Endereço: Rua Frei Durão, 32 – Centro, Mariana, MG
Telefone: 55 31 3557-3195
Especialidade: doces como cupcakes, bolos, tortas e salgados. Das 10h às 21h.
Açaí Brasil
Endereço: Rua Direita, 183 – Centro, Mariana, MG
Telefone: 55 31 3558-1758
Onde comprar:
Caminhando pelas ruas de Mariana, você vai encontrar vários ateliês e lojas com variedades do artesanato local, principalmente na Rua Direita, na Rua Dom Silvério e na Praça Gomes Freire. Vale a pena conhecer!
Rua de Mariana-Lojas e Ateliês
Ateliê Meninas Arteiras
Ateliê Meninas Arteiras
Endereço: R. Barão de Camargos, 102, Mariana – MG
Telefone: (31) 98599-0628/ (31) 90609-4196
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta 09h às 19h, Sábado 09 às 18h, e Domingo 09h às 16h.
Cristais e Cia
Endereço: R. Direita, 85, Mariana – MG
Telefone: (31) 3557-1471
Atelier Devoção e Artes
Endereço: Rua Barão de Camargos, 300 Mariana-MG
Telefone: (31) 3557-2625
Mina de Passagem
No caminho entre as cidades de Ouro Preto e Mariana está a maior mina de ouro aberta à visitação. O passeio é imperdível, que se inicia através de um vagão (trolley) onde os visitantes são levados até o interior da mina. O percurso tem 315 metros de extensão e chega a 120 metros de profundidade, que inclui, além de visitas a pé, túneis, cavernas e galerias inundadas, onde se vê um maravilhoso lago de águas cristalinas.
Para viajar na época da escravidão, um guia explica a história viva do Brasil Colônia, todo o processo de extração do ouro e de outras pedras preciosas ao longo do período de mineração do Brasil. Agora! Para quem adora aventura, mergulhar neste mundo subaquático é possível, contratando o passeio com uma agência local. Experiência única!
Rua Eugênio Eduardo Rapallo, 192
Passagem de Mariana, Mariana/MG
(37) 3557-5000
www.minasdapassagem.com.br
Funcionamento-Ingressos:
Todos os dias, das 09:00 às 17:00 h.
Duração do passeio: cerca de 45 minutos.
Preços avulsos:
Adultos: R$88,00
Criança de 06 a 12 anos: R$44,00
Criança até 0 a 5 anos: gratuito
adultos acima de 60 anos e estudantes (mediante apresentação de carteira válida e vigente, emitida por instituição de ensino autorizada) pagam meia-entrada sobre os preços de tabela (não promocionais e não cumulativos
Formas de pagamento: Somente dinheiro
Bom pessoal, espero que tenham gostado do post. Adorei Mariana! Acho que ela merece ser mais que um bate e volta de Ouro Preto. Você que gosta de cidades históricas não irá se arrepender de conhecer Mariana. E você? Conhece Mariana?
VAI VIAJAR? FAÇA SUA RESERVA AQUI!
Está programando a próxima viagem? Faça sua reserva com nossos parceiros e ganhe descontos incríveis. Além de ajudar o blog a se manter atualizado e não ser taxado a mais por isso.
Hospedagem:Airbnb, Booking
Seguro Viagem:Real Seguros, Seguros Promo
Aluguel de carro:Rentcars
Deixe uma resposta