No sagrado feminino, resgatamos a divina natureza, a sacralidade de tudo o que existe, e como nos relacionamos com o mundo em que vivemos. E uma das primeiras observações que fazemos pra nos inserir nesse todo, é a da Lua.
A Lua tem uma enorme influência sobre a Terra, e rege as transformações da natureza, o crescimento das plantas, as mudanças nas marés, e movimenta tudo o que é água segundo seu ciclo. Nós, seres humanos, que somos formados por mais 70% de água, não ficamos de fora.
A Mulher e a lua têm muito em comum: ambas têm ciclos, duram 28 dias, temos 4 fases durante esse ciclo, variamos de luz às sombras, passamos pelos mesmos 4 arquétipos… São muitas as correspondências entre nós! Mas vamos começar pelo básico, o ciclo lunar.
Cada ciclo lunar, que também chamamos de lunação, dura em média 28 dias. Nesse ciclo vemos as 4 fases da lua: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Na fase nova a lua vai ganhando seus primeiros contornos de luz, na crescente já está mais da metade iluminada, na cheia completamente iluminada, e na minguante a luminosidade vai diminuindo.
Leia também: Aprenda a conhecer a si mesmo
Nosso ciclo menstrual é bastante parecido. Dura em torno de 28 dias, tem 4 fases que são: menstruação, pré ovulação, ovulação e pré menstruação.
Hoje a lua no céu está na fase nova, e nesse momento um novo ciclo está começando. Então, pra toda a natureza, um novo ciclo se inicia. É o momento das sementes germinarem, é quando a morte-vida acontece. A semente se inunda de água na escuridão da terra e não sabe o que vai acontecer, parece que se afoga. Mas é quando seu potencial é despertado e ela é chamada a ser muito maior do que caberia naquela casca.
A Lua Nova é o período da coragem, de dar o primeiro passo. Assim como na natureza fora de nós, também dentro sentimos esse chamado. A Lua Nova corresponde ao período menstrual, quando tudo o que nosso corpo preparou pra receber um óvulo fecundado precisa ser desfeito. Também nós morremos e renascemos. É hora de deixar ir o que não precisamos mais e termos coragem pra começar um novo ciclo diferente, com novas atitudes, sob novas perspectivas.
O período menstrual sempre nos convida a refletir e recomeçar de uma forma diferente, mais verdadeira, mais conectada à nossa essência. E quem realmente somos? A meditação nos ajuda a descobrir. Silenciar e intuir fazem parte do processo de sair da caverna, tem tudo a ver com a energia da lua nova.
Minha sugestão é que você pegue um papel e anote a data de hoje e seu nome, porque isso reforça a sua energia nesse exercício. Anote nesse papel planos, iniciativas e transformações que você deseja pra essa lunação, E QUE VOCÊ PODE COMEÇAR PELOS PRÓXIMOS 3 DIAS. Isso é muito importante, por que os primeiros passos precisam ser dados ainda na lua nova, e é bacana que sejam, pra começar, pequenas coisas que você possa ver realizadas ainda nessa lunação, ou seja, até a próxima lua nova.
E não se desespere! Não deixe seu subconsciente te sabotar, você pode sim começar hoje! Você pode começar organizando sua rotina pra inserir aquele novo hábito, poupando uma porcentagem da sua grana pra investir naquele projeto, tomando a decisão de começar e listando formas de fazer acontecer. Lembra que tudo o que existe hoje no mundo, existiu primeiro no campo das ideias. Seja honesta, faça o que puder com o que você tem em mãos, dentro das suas possibilidades. Não espere pra começar! Ah! e cuidado com as palavras! A intenção precisa ser clara, não escreva “eu vou começar a guardar dinheiro“, escreva “eu começo hoje a guardar x% ou x reais por mês/por semana/ para daqui a x dias/semanas realizar tal coisa“.
Depois da lista pronta, leia com atenção. Leia em voz alta, se ouça, grave nas suas células aquelas palavras de poder. Se empodere delas, sinta seu corpo vibrar, visualize tudo aquilo acontecendo de fato na sua vida, e sinta a alegria de realizar seus desejos! Se envolva nessa alegria, vibre com ela! É essa vibração que vai fazer as coisas acontecerem! Depois guarde essa lista pra consultar no final da lunação. Até lá conversaremos de novo.
Eu desejo uma potente lua nova pra todas e todos!
Talita Costa
@linhagemancestral
Deixe uma resposta