Os impactos da pandemia de Covid-19 estão sendo extremamente prejudiciais para o turismo, tanto no Brasil como no mundo. O que nos resta saber agora é quais são as expectativas para o turismo nos próximos meses ou anos?
Em pouco mais de 3 meses de quarentena, fronteiras fechadas e, em muitos países, períodos de lockdown, os prejuízos do turismo já acumulam muito mais de R$ 80 bilhões de reais, somente no Brasil. A previsão é que os prejuízos ultrapassem os R$ 160 bilhões e quase 1 milhão de empregos sejam perdidos.
O que você vai encontrar nesse post!
VIAGENS NO FUTURO, QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS
Se há menos de 6 meses atrás projetávamos viagens de forma totalmente diferente, que iam desde viagens simples, focadas na sustentabilidade, até viagens futurísticas, como viagens espaciais, hotéis com tecnologia inteligente e até acomodações no fundo do mar.
Infelizmente a realidade é bem diferente do que esperávamos. A previsão é que as próximas viagens sejam para destinos curtos, viagens próximas e que não dependam de aviões, por pouco tempo. Além disso, muitas pessoas vão prezar por destinos, hospedagens e sites que ofereçam a facilidade de ter cancelamento grátis, parcelamento facilitado e opções de alteração de data sem pagamento de taxa extra.

Sites como Booking criaram todo um aparato com novas diretrizes para esse momento. No site eles avisam sobre as regras de cancelamento, bem como exceções, mudanças no turno e regras de reembolso em caso de cancelamento no aluguel de carro. Empresas de Seguro Viagem também trazem outros modelos de pagamento, também permitem que postergue a sua data de uso. Alguns planos como a Assist Card cobrem inclusive casos de Covid-19 no seu pacote de seguros. Você pode verificar no próprio site as diferentes seguradoras e o que cada uma delas cobre em seus planos. Nós temos afiliação com a Real Seguro Viagem, o primeiro comparador de seguros viagem do Brasil, que te garantem escolher a melhor alternativa para vocês durante suas férias.
Os países cujo seguro é obrigatórios são os 26 países do tratado de Schengein na Europa, Turquia, Cuba, Emirados Árabes Unidos. Entretanto, nas atuais circunstancias, não recomendo à ninguém viajar sem um seguro viagem que cubra as principais doenças, principalmente Covid-19.
As expectativas para o turismo tendem a ser otimistas, mas ainda que exista uma vacina para a doença, isso não impede que o vírus evolua, portanto precisamos estar preparados e com um plano à altura.
PREVISÕES
Apesar de não gostar muito dessa palavra, essa é uma das coisas com as quais mais temos nos preocupado no momento. Não só pelo desejo de viajarmos, mas principalmente por podermos voltar a ter segurança no nosso dia a dia. Pelo menos segurança contra um vírus. A previsão era de que a pandemia durasse até meados de maio. O quadro atual prevê que dure até julho. Particularmente eu acredito que esse quadro se estenderá até que a população realmente se conscientize e que alguma autoridade faça uma quarentena
verdadeira.
Em países como Argentina, Alemanha e Portugal, vemos autoridades que levaram a pandemia à sério e conseguiram controlar muito melhor os danos da doença. Para mim as coisas só vão tomar proporções controláveis no Brasil quando tivermos alguma vacina. Até lá, a população infelizmente terá de viver como sempre: se acostumando com resultados infelizes.
EXPECTATIVAS DE EMPREGOS NO TURISMO
Quanto à questão de trabalho, pode ser que mais de 1 milhão de pessoas percam seus cargos no Brasil (isso no cenário mais pessimista, de acordo com o site O Consumerista). Um dos motivos principais para essas perdas tão bruscas no setor do turismo foi por conta da drástica redução de demanda. As fronteiras fecharam e algumas sem data para reabrir novamente, como é o caso dos Estados Unidos, por exemplo, que anunciaram o fechamento das portas não só para quem vem para o Brasil, mas para outros destinos também.
Empresas grandes tem condições de se manter por meses em reclusão, mas empresas pequenas tem sofrido brutalmente esses impactos da crise, que só crescem a cada dia. Guias turísticos não tem serviço, comissários de bordo não tem escalas suficientes para fechar o mês, agentes de viagens precisam trabalhar dobrado para conseguir receber salário.
As coisas estão muito instáveis no momento, as expectativas para o turismo não são nada boas e os próximos passos precisam ser tomados com muita cautela para que as empresas consigam sobreviver à crise.
Destinos para fugir de aglomeração
Alguns dos destinos mais interessantes para fugir da aglomeração são lugares mais tranquilos, arborizados, estilo chalé, hotel fazenda ou casa de campo são algumas alternativas mais tranquilas que evitam lugares cheios de gente e garantes viagens com
conexão à natureza, paz e tranquilidade.
Visconde de Mauá
Fica na Serra da Mantiqueira, divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. É um refúgio da cidade grande, ideal para quem quer fugir de poluição, muvuca e quer passar uns dias no campo, com montanhas ao redor e um céu estupidamente estrelado. Não possui muita infra estrutura, então ainda que você fique bem no centro ou numa casinha alugada na Airbnb, o ideal é ir preparado com todas suas roupas, comidas e tudo mais que precisar. Deixe para comprar apenas alguns lanches mineiros, vinhos e cachaça.

Pirenópolis
Também é um lugar para quem curte o campo, fica em Goiás e é um lugar repleto de cultura histórica, cachoeiras e rodeado de natureza. Além de ser um lugar espetacular para fugir de aglomeração, também é um ótimo destino para aqueles que
querem aproveitar a cultura local. Alguns lugares imperdíveis são o Museu Rodas do tempo e o Museu de Arte Sacra.
Caraíva
Um destino da Bahia que, apesar de ser um lugar praiano, ainda é pouco explorado pelos turistas brasileiros. A Praia da Barra e a Praia de Caraíva são as principais praias da região, que possui paisagens paradisíacas. Um outro ponto muito buscado entre as pessoas que visitam o lugar é o encontro das águas de Caraíva, na Praia da Barra.
LEIA TAMBÉM: Airbnb – 5 motivos para usar na próxima viagem
Barra do Camaratuba
No Maranhão, esse é um daqueles destinos que concentra de tudo um pouco: possui paisagens lindas, terrenos de mangue, rio para se banhar e vários pontos de areia próximo ao rio para se banhar nas piscinas naturais. Um destino excelente para a família passar alguns dias das férias de verão.
O melhor a se fazer, pelo menos agora e nos próximos meses, é esperar o período turbulento passar, ficar em casa e aproveitar esse momento para estudar novos destinos, programar a próxima viagem, economizar dinheiro e descobrir novas formas de vivenciar o
turismo. Agora em meio à pandemia, várias empresas estão oferecendo pagamento facilitado, descontos muito bons e cancelamento grátis.
20 anos, carioca de coração, viajante, péssima cozinheira e estudante de engenharia nas horas vagas.
Nasci em uma família barulhenta e ligeiramente louca,que estava sempre por ai afora, e com isso acabei descobrindo que “por ai” talvez fosse o meu lugar.
Com um id jovem em mãos, um gato pingado de dinheiro e amigos parceiros do meu lado, pretendo mostrar o melhor do nosso Brasil para vocês!
Deixe uma resposta