Mesmo que no futebol a vitória seja do Brasil, na batalha de quem tem a parte mais bonita das Cataratas do Iguaçu ou do Iguazu, como eles chamam, definitivamente a Argentina ganha. Além de ser dona de 2/3 dessa maravilha da natureza, ela ainda fica com a famosa Garganta del diablo em seu território, uma formação geológica em forma de “U” que concentra uma queda d’água poderosa!
Mesmo que pareça estranho pensar em mudar de país para visitar uma atração, em Foz do Iguaçu isso é muito fácil! Vem com a gente descobrir o que as Cataratas da Argentina tem de melhor a oferecer!
O que você vai encontrar nesse post!
Como chegar às cataratas argentinas?
Optei (vulgo “fui obrigada por falta de dinheiro”) por ir de transporte público, mas você pode ir de táxi ou de carro se quiser. A única coisa que não funciona é o UBER, pois a empresa não pode cruzar a fronteira.
Ao lado do TTU (terminal de transporte Urbano), de onde saem os ônibus municipais, fica a parada para ônibus internacionais. De lá sai a linha “argentina”, que leva até o centro de Puerto Iguazu, cidade argentina que faz fronteira com Foz. Ele aceita pesos argentinos e reais, e custava 5 reais quando eu fui (jun/2108).
Peça para descer no terminal de ônibus de Puerto Iguazu, que será provavelmente o lugar onde a maioria das pessoas vai soltar. Nosso chip de celular não funciona, ou seja, sem google maps, mas você pode comprar um chip internacional e garantir os dados móveis. Peça informação que tudo vai dar certo.
Chegando lá, tem um único ônibus que leva até o parque nacional e ele custa 30 reais ida e volta (eu sei que é um facada). Lembre-se que as passagens precisam ser compradas no guichê, não no ônibus. Você vai ganhar dois voucher, um pra ida e um pra volta e pelo amor de Deus, não perca isso!! O ônibus é tipo executivo, muito confortável e a viagem dura por volta de 20 minutos.
Quanto custa
O passeio ao lado Argentino das Cataratas custa 800 pesos argentinos para o público geral, mas para moradores do MERCOSUL como os brasileiros , custa 640 pesos para adultos e 160 para crianças (6 à 12 anos). Esses preços vão flutuar com o valor das moedas, mas costuma ficar por volta de 60 reais.
Os ônibus aceitam real, mas o Parque não, apenas pesos ou cartão de crédito, portanto lembre-se que você vai precisar passar em alguma casa de câmbio antes de ir. Eu optei por fazer isso ainda no Brasil e já levei meus pesos garantidos, mas você pode tentar converter na Argentina se quiser, só acho que vai ser mais trabalhoso e fora de rota.
As comidas dentro do parque são muito caras, se prepare para gastar de 25 à 30 reais por um lanche básico, por isso levei meu lanche. As lanchonetes aceitam real mas a cotação não é boa.
Para quem escolher ir de carro, vou deixar aqui em baixo o preço do estacionamento:
Os circuitos dentro do Parque
Ao contrário do lado brasileiro, que tem apenas o circuito panorâmico de 1km, o lado argentino é bem maior , dividido em três trilhas: Inferior, superior e garganta del diablo.
Você começa o passeio no centro de visitantes, onde pode pegar um trem para a primeira parada, estação cataratas. Se a fila do trem estiver muito grande, você pode optar por fazer esse primeiro percurso a pé, são apenas 10 minutinhos. Nela ficam as entradas para as trilhas inferior e superior
No percurso inferior você tem uma visão geral das Cataratas, mas a distância, o que não deixa de ser fenomenal. Você vai encontrar vários pontos perfeitos para fotografia e muitos quatis no meio da mata.

No percurso superior você vai beirar as quedas d’água e olha-las de pertinho. Nela você pode ver os saltos Bosetti, Adão e Eva, Barnabé Mendes, M biguá, duas irmãs e do majestoso San Martín.
Para chegar no próximo percurso você pega o trem e vai até a estação garganta del diablo. Assim como os demais é um conjunto de passarelas, mas nesse você anda sobre o rio, vendo as quedas por cima. Ele é completamente no sol, portanto leve protetor e procure fazê-lo de manhã cedo ou no fim da tarde.

Nas estações principais você vai topar com várias lanchonetes, banheiros e biquinhas de água de beber (que não parecem confiáveis, mas eu bebi mesmo assim).
A estrutura toda no geral não comporta bem os turistas, as bilheterias são pequenas, as passarelas são finas, fazendo com que nos pontos principais como a garganta del diablo, os mirantes e os pontos para fotografia, você tenha que esperar uma fila para acessar a borda.
Além disso, o trem carrega poucos passageiros, O que faz com que você tenha que perder muito tempo de passeio para esperar o trem. Eu por exemplo esperei uma hora para ir até a garganta do diablo, sorte que tinha levado uma canga para sentar no chão e mais uma hora para voltar. Considerando que eu viajei em baixa temporada, imagino que na alta você não consiga nem andar. Meus assim as maravilhas naturais compensam todo e qualquer problema!
Vou deixar um vídeo curtinho aqui em baixo para vocês terem uma palhinha do que será o passeio!
Passeio de Barco | Gran aventura
Imagine você navegando pelo rio Iguaçu, sentindo a força da natureza sobre você, entrando literalmente em baixo das Cataratas? No Gran Aventura você pode! É um passeio de bote que te leva em baixo das quedas d’água, semelhante ao Macuco Safari no Brasil.
O passeio custa 3000 pesos argentinos, o que dá mais ou menos 240 reais e você pode comprá-lo na hora ou antecipadamente e parcelado em uma agência, o que te faz ganhar tempo no dia do passeio. Separe de 1h30 à 2h para fazer e leve roupas secas para vestir depois.
Eu não fiz porque meu orçamento não permitia, mas gostaria de ter feito (ou o macucu safari do lado brasileiro), para uma experiência única na vida!
Dicas gerais
- O parque funciona de 8h às 18h, porém só é permitida a entrada até as 16h30
- Você vai precisar de um documento oficial com foto ou passaporte tanto para atravessar a fronteira, quanto para comprar o ingresso do Parque.
- O passeio do lado argentino é extenso, portante separe um dia inteiro para fazê-lo
- Chegue cedo !! Assim você consegue fazer tudo em um dia só e com calma. Pode ser que em alta temporada com muitas filas você precise de mais de um dia
- Se você quiser fazer a visita dois dias seguidos, avise na bilheteria que você compra os ingressos juntos com 50% de desconto no segundo
VAI VIAJAR? FAÇA SUA RESERVA AQUI!
Está programando a próxima viagem? Faça sua reserva com nossos parceiros e ganhe descontos incríveis. Além de ajudar o blog a se manter atualizado e não ser taxado a mais por isso.
Hospedagem: Airbnb, Booking
Seguro Viagem: Real Seguros, Seguros Promo
Aluguel de carro: Rentcars
20 anos, carioca de coração, viajante, péssima cozinheira e estudante de engenharia nas horas vagas.
Nasci em uma família barulhenta e ligeiramente louca,que estava sempre por ai afora, e com isso acabei descobrindo que “por ai” talvez fosse o meu lugar.
Com um id jovem em mãos, um gato pingado de dinheiro e amigos parceiros do meu lado, pretendo mostrar o melhor do nosso Brasil para vocês!
Deixe uma resposta