Viagem econômica pelo BlaBlaCar: tudo o que você precisa saber

Viagem econômica pelo BlaBlaCar: tudo o que você precisa saber

Ao longo dessa semana, já contamos muita coisa sobre nossa viagem pra Búzios: nosso roteiro, uma opção incrível de hostel pra se hospedar, um restaurante muito bom para o jantar… Mas falta uma parte importante: como chegamos até lá? É disso que viemos falar hoje, uma ótima opção para economizar em trajetos de viagem.

Para quem não conhece, o BlaBlaCar é um aplicativo para celular, que tem como foco unir pessoas que estejam indo para um mesmo lugar e desejam economizar em sua viagem. Ou seja, se você é do Rio de Janeiro e está indo pra Búzios, tem a oportunidade de dividir os gastos com outras pessoas que também vão para lá. Assim, o ganho é de todos: do motorista, que vai ter menos despesa com o combustível e pedágios, e dos passageiros, que vão pagar um valor justo e provavelmente economizar em relação a outros meios de transporte. No nosso caso, a economia foi grande, pagamos a metade do valor do ônibus convencional com ar condicionado. Além disso, o aplicativo é uma ótima forma de conhecer novas pessoas: dividindo um mesmo carro, é quase impossível não bater um papo e trocar experiências, e isso também se torna um diferencial.

VEJA TAMBÉM: BÚZIOS EM 3 DIAS: ROTEIRO DE VIAGEM + DICAS DO QUE FAZER

Nós fomos e voltamos com o BlaBlaCar, e tivemos boas experiências nos dois casos, por isso vamos dar algumas dicas e explicar como aproveitar esse recurso da melhor forma.

Como procurar a carona?

O ideal é pesquisar próximo a sua data de partida, pois com muita antecedência, há poucas opções. Encontramos a nossa carona de ida 2 dias antes da viagem, e a da volta foi no dia! No entanto, já sabíamos que era comum encontrar carona para a Região dos Lagos, por isso não nos preocupamos tanto. Ao fazer a busca, o aplicativo também mostra algumas cidades próximas que possam servir. Na ida, fechamos uma carona que nos deixaria em Cabo Frio, por exemplo, mas já adiantaria bastante, pois as cidades ficam bem perto uma da outra.

Como converso com o motorista?

Ao encontrar uma carona que te interesse, você pode enviar mensagens para a pessoa que ofereceu e tirar possíveis dúvidas. No entanto, as informações mais importantes já estão disponíveis no aplicativo: data, horário, ponto de encontro… Depois de fazer a reserva da carona, o motorista precisa aceitar seu pedido. Assim que isso é feito, vocês têm acesso aos números de telefone de cada um. Ainda é possível cancelar, mas o aplicativo pede que se tenha bom senso e faça isso com antecedência, é claro.

Como ser aceito para a carona?

Existem alguns fatores que vão facilitar o seu pedido de carona, especialmente o perfil completo, com documentação validada, e boas avaliações. Na nossa volta, por exemplo, o motorista nos contou que preferiu não levar um passageiro porque era uma outra pessoa pedindo a carona para um amigo, além de ser um perfil novo. Vale lembrar que nosso perfil também era novo, mas entramos em contato diretamente com ele, o que passa uma confiança. Quando você pede em nome de outra pessoa, não há muita garantia. Além disso, se algo de ruim acontecesse, seria difícil de reclamar com o aplicativo, né?

Falando sobre a avaliação, é muito importante fazê-la após a sua viagem, para que outras pessoas saibam como foi sua viagem, se o motorista é confiável, se dirige bem, se faz pausas durante a viagem, ou outras informações relevantes. Ao fazer a avaliação, você consegue ver a que recebeu. Fiquei feliz por ter recebido a nota máxima, pois acredito que isso facilite minhas próximas viagens – que com certeza vão acontecer em breve!

VEJA TAMBÉM: LOCAL FRIEND HOSTEL – UM HOSTEL TAMANHO FAMÍLIA

Nossa experiência

Um dos fatores que acreditamos ser mais importante é a pontualidade, das duas partes. Na nossa carona de ida, tivemos a sorte de encontrar uma mulher motorista, o que nos deixou mais segura. O ponto de encontro foi no embarque da rodoviária, um local onde não é possível ficar com o carro parado por muito tempo, então o embarque precisa ser bem rápido. Uma outra menina que solicitou carona se atrasou, o que acabou atrapalhando, pois a motorista precisou dar uma grande volta e ter mais trabalho para encontrá-la. Como disse anteriormente, a carona que conseguimos era para Cabo Frio, mas o destino final da motorista era Búzios. Conversamos com ela e pagamos a diferença de apenas 4 reais para que nos levasse até o hostel – esses valores foram baseados no cálculo do próprio aplicativo. A viagem foi muito agradável e respeitosa. Fizemos uma pausa para ir ao banheiro e fazer um pequeno lanche, além de fazer uma troca de lugares para facilitar a saída de cada um.

Na volta, estávamos com mais dificuldade para encontrar uma carona que fosse compatível com os horários que queríamos. Porém, em nosso último dia de viagem, a Camila acordou cedo e encontrou exatamente o que queríamos. Como estávamos prontas antes do horário marcado e o motorista também, conseguimos até sair um pouco mais cedo.

Conversando com os motoristas, descobrimos que ambos trabalhavam como motoristas de Uber aqui no Rio. Parece que isso é comum entre os motoristas do BlaBlaCar, o que eu acredito que passa uma confiança maior. Na volta, acabamos pagando a mais para que ele nos deixasse em casa, mas dessa vez fizemos o cálculo no Uber mesmo. De toda forma, foi muito útil.

Como tudo que envolve internet, é importante ter cautela, mas sentimos bastante segurança durante as viagens. Para isso, buscamos nos comunicar com as pessoas que ofereceram carona, pegar o telefone, ver a foto, enfim, coisas que provassem que eram pessoas reais do outro lado da tela. Além disso, ter a mediação do aplicativo também é uma segurança a mais, pois sabemos que existe um meio para fazer reclamação, caso seja necessário. Existe uma preocupação do aplicativo, que envia e-mails para confirmar se você pegou a carona, pedir a avaliação, tudo isso passa um certo cuidado, ainda que seja automático. rs Por fim, nossa experiência foi bastante positiva e temos certeza de que vamos utilizar o BlaBlaCar mais vezes!

E você, já viajou pelo BlaBlaCar? Compartilhe aqui nos comentários a sua experiência! Não se esqueça de nos seguir também nas redes sociais, onde compartilhamos muitas dicas. 🙂

Comentários

Comentários



2 thoughts on “Viagem econômica pelo BlaBlaCar: tudo o que você precisa saber”

O que achou desse post?


%d blogueiros gostam disto: