Trilha do Parque da Catacumba

Trilha do Parque da Catacumba

E aí galera, como estão? Curtiram muito o final de semana? O nosso fim de semana foi cheio de muita expectativa e felicidade. Como vocês sabem, estamos fazendo encontros/passeios semanais, para fazer uma matéria incrível para vocês e bem fresquinha. E estávamos muito preocupadas com o tempo, que estava muito ruim durante a semana. Choveu bastante no Rio de Janeiro essa semana e todos sabemos que é impossível fazer uma trilha com chuva né! Mas ainda bem que deu tudo certo e conseguimos seguir o cronograma! Nosso passeio foi, incrível! Quer conhecer um pouco do Parque? Vem com a gente!

dscn0539

História

Conta à lenda que era nessa encosta que os índios enterravam os mortos, antes da chegada dos portugueses ao Brasil. No início do século XX, o local já era conhecido como Chácara da Catacumba, pertencia à Baronesa da Lagoa Rodrigo de Freitas, que teria deixado em testamento suas terras para seus ex-escravos, que passaram a ocupá-lo após sua morte.

Os primeiros casebres surgiram na década de 30 e em 1942, com a chegada dos migrantes nordestinos, virou uma grande favela. Em 1964, Carlos Lacerda iniciou um processo de desmanche das favelas, removendo seus habitantes para “Conjuntos habitacionais”, como Vila Kennedy e Cidade de Deus. Em 1970, na gestão de Negrão Lima, a favela foi removida e batizada de “Parque Carlos Lacerda”, em homenagem ao seu antecessor. A inauguração foi em 1979, pelo então prefeito Marcos Tamoyo. Depois da remoção da favela, o morro passou por um processo de reflorestamento e a natureza encarregou-se do resto.

Com toda essa história, nosso passeio ganha um significado ainda maior, já que foi realizado ontem, dia 20/11, Dia da Consciência Negra. O Parque Natural Municipal da Catacumba é hoje uma unidade de conservação ambiental às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. A parte baixa do parque reúne dezenas de esculturas artísticas e, na parte alta, uma trilha de 30 minutos leva aos mirantes do Sacopã e a Pedra do Urubu. Lá de cima, se vê toda a extensão da Lagoa, o Corcovado e a Pedra da Gávea.

dscn0583

dscn0527

15151016_1722728091378178_158640972_n

Uma das coisas que eu mais gostei da Trilha, além da vista, claro, foi que a trilha é muito bem sinalizada, tudo direitinho e eu sou “a louca das placas” – acho tão roots, amo, gosto de tirar fotos de todas. Além do mais é super informativo né, super útil.  Então gostei muito da sinalização. As trilhas são bem leves e fáceis de fazer, até quem não está acostumado pode fazer, por que são bem tranquilas. A vista lá de cima é sensacional. Nós fizemos as duas trilhas, que levam aos dois mirantes, por que são bem perto e rápidas de fazer.

dscn0579

dscn0581

Para um domingo, nós achamos a trilha até que bem tranquila, é claro que tinha movimento, tinham alguns visitantes, estava rolando até uma festinha no Parque, mas de um modo geral, estava vazio. Talvez por não ser uma trilha tão famosa, ou pelo tempo ter ficado instável a semana inteira. Mas essa é uma trilha que você pode levar o filhote tranquilo, que ele vai adorar o passeio. Ou você pode também ir com o “mozão”, que aposto que será um passeio super romântico, podendo ser finalizado com um passeio e/ou piquenique na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Além da caminhada ecológica, é possível fazer piqueniques e praticar esportes radicais como tirolesa, parede de escalada, rapel e arvorismo com o acompanhamento de profissionais.

Informações importantes sobre o Parque da Catacumba:

Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 3000 | Parque da Catacumba.
Horário de funcionamento:   Horário normal: terça a domingo de 9h30min às 16h30min

     Horário de verão: terça a domingo de 9h30min às 17h30min

Entrada ao parqueAcesso gratuito. As atividades de esportes radicais são cobradas. Caso queira realizá-las de 3ª a 6ª é obrigatório agendamento com 24 horas de antecedência (email: contato@lagoaaventuras.com.br +55 21 4105-0079 ou +55 21 7870-9162 )

Para chegar até ao Parque, fomos de Metrô até a estação Cantagalo e ao descermos lá fomos caminhando até a entrada do Parque que é bem em frente à Lagoa, não tem erro. O único problema dali, é que não tem muita sinalização. Então caso vá com crianças, é importante que se tome cuidado com essa questão.

15174541_1722728264711494_805781519_n

Lembrando que não são permitidos animais no Parque. E que é de extrema importância que vocês sempre levem um saquinho para recolher o lixo acumulado e jogá-lo na lixeira ao final do passeio. Recomendamos também que vocês levem uma garrafinha de água e um biscoito leve.

Comentários

Comentários

Mulheres tão particulares, com um único objetivo em comum, viver as melhores (e maiores) aventuras já vistas. Juntas ou sozinhas, nós queremos é viver! E compartilhar nossas experiências para que possamos inspirar cada vez mais, outras mulheres.



3 thoughts on “Trilha do Parque da Catacumba”

O que achou desse post?


%d blogueiros gostam disto: