Trilha do Morro Dois Irmãos – Vidigal | RJ

O Morro Dois Irmãos, é um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro , localizado no Vidigal – comunidade pacificada do Rio – o Morro Dois Irmãos encanta a todos que passam pela orla das praias da Zona Sul e muito além.

Essa trilha é sem dúvida uma das mais famosas daqui, os turistas procuram muito fazer essa trilha quando vem pra cá e nós cariocas vez ou outra adoramos dar um pulinho lá.

Eu confesso que essa trilha era um dos meus “sonhos de consumo”, não só por sua vista magnífica e beleza estonteante, mas por ser localizado na comunidade do Vidigal, lugar que eu sempre quis conhecer – sem exotificação, claro!

A primeira vez que fiz a trilha, não consegui conhecer alguns lugares que gostaria na comunidade, mas voltei depois e fiquei ainda mais satisfeita, mas vamos ao que interessa!

Ficha Técnica:

Onde Fica: Parque Municipal Penhasco Dois Irmãos

Tempo médio de caminhada: 50 minutos

Grau de Dificuldade: Moderado

Extensão: 1,6 km

Como chegar:

Para chegar até o Vidigal,

A primeira vez que fiz a trilha, da Zona Norte eu peguei o Metrô e desci na estação Antero de Quental, na altura do posto 12 no Leblon e de lá subi andando da Praia até a Av. Niemeyer, esse percurso  durou em média uns 20/25 minutos.

P.s: Inclusive, por esse caminho dá para ter um vislumbro do que é a Prainha do Vidigal, porém é um caminho um pouco deserto, por ele passam algumas pessoas, mas o fluxo não é constante, e como vocês podem conferir na foto, tem uma ciclovia, então é provável que algumas pessoas passem de bike, portanto tomem cuidado! Fiquem atentos também a via expressa.

Da segunda vez que fiz a trilha, da Zona Norte eu peguei o ônibus 457 até Copacabana e de lá peguei o ônibus 557 que me deixou na entrada do Vidigal.

Na hora de voltar pra casa, das duas vezes eu peguei uma van, na entrada do Vidigal, elas passam  em algumas estações do metrô.

Para chegar na trilha, na primeira vez subi de moto-táxi – que me cobrou R$ 5 por eu estar com uma turista e descemos de Kombi – dessa vez pague R$ 2.

Na segunda vez, estava com a Equipe do Na Estrada e mais uma galera, então subimos de Kombi – pagamos todos R$ 3,50 e descemos de Kombi também.

Entrada da Trilha

A trilha começa na Vila Olímpica do Vidigal e vai até o Mirante do Irmão Maior. Atrás dessa Vila Olímpica existem algumas casas – Por favor, respeite a privacidade dos moradores.

O início da trilha é bem tranquilo, a mata é fechada e isso ajuda a quem tem medo de altura. Não ficar olhando o precipício que você está ajuda a manter a concentração, por outro lado, pelo fato da mata ser fechada têm muitos, mas eu disse muitos mosquitos, então dê preferência para roupas claras, passe repelente antes de entrar na trilha e se preferir vá até de calça.

Primeiro Mirante

Depois de alguns minutos de subida chegamos ao Primeiro Mirante Natural, onde podemos observar a comunidade da Rocinha e nos surpreender com o tamanho daquele lugar. É incrível, toda vez que me lembro daquele lugar fico extasiada. Segundo o IBGE, a Rocinha possui 70 mil habitantes, mas pode ser que esse número seja muito maior.

Subindo mais um pouco,você consegue apreciar toda a Zona Oeste. De lá dá pra ver São Conrado e a Pedra da Gávea.

VEJA TAMBÉM DICAS PARA TRILHEIRAS INICIANTES

Rumo ao Topo

Continuando a subida, a trilha fica cada vez mais estreita e agora um pouco mais aberta, você ficará bem exposto ao Sol, por isso, é importante levar um chapéu e Protetor Solar, mas em compensação ela fica menos íngrime e aquele “falta muito pra chegar?” que você pergunta a cada trilheiro que desce fica menos constante!

Pico do Dois Irmãos

Quando finalmente chegamos lá em cima, não existem palavras para descrever tamanha beleza e exuberância! Podemos observar o Rio de Janeiro em 360° e a vista é de tirar o fôlego! Lá de cima podemos perceber o porquê se fala tanto que a Lagoa tem formato de Coração, de cima da ver perfeitamente. Quando chegamos lá em cima o que nos resta é apreciar a vista, tirar muitas fotos e descansar, pois a subida não é fácil.

Dicas Importantes:

• Leve bastante água
  • Não esqueça o Repelente, nem o Protetor solar.
  • A trilha é considerada moderada, então respeite seus próprios limites
  • Fique atento a Previsão do Tempo
  • A trilha é bem demarcada e muita gente sobe sozinho, mas é sempre bom avisar alguém que está indo fazer trilha, onde e que horas volta

E mês passado, dia 21 de Maio a Equipe do Na Estrada com as Minas em parceria com a Agência VAMOS levou uma galera pra subir o Dois Irmãos. No dia o tempo estava muito instável, mas como não choveu, mantivemos a trilha e foi muito divertido! Apesar da neblina deu para dar umas boas risadas e até conhecer outros lugares do Vidigal, mas isso é assunto para outro post!

Vocês já fizeram essa trilha? Conta pra gente como foi a experiência de vocês! E se vocês ficaram com alguma dúvida, pode mandar pra gente também que teremos o prazer de responder!

Para ficar por dentro dos nossos passeios, você pode entrar em nosso GRUPO DO FACEBOOK, ou Assinar a nossa Newsletter e receber todas as novidades do blog por email.