ROTEIRO COMPLETO DE 6 DIAS EM ILHÉUS – POR JANDIRA MACIEL

ROTEIRO COMPLETO DE 6 DIAS EM ILHÉUS – POR JANDIRA MACIEL

Vocês querem conhecer um lugar mágico que foi o cenário dos romances de Jorge Amado? Que vai além e nos encanta, desde a brisa do mar até as suas ruas e construções. Quero levar vocês nesse universo, mergulhar nas histórias, turistar nas praias paradisíacas, caminhar pelas estreitas ruas e becos com casas de fachadas antigas e bem preservadas que estão os pequenos tesouros da cidade.Conhecer as fazendas de cacau e poder degustar o delicioso chocolate local. Vamos para ilhéus?

ILHÉUS/BAHIA – DICAS DE ROTEIROS

Neste sétimo post, divido com vocês um pouquinho da minha impressão pessoal, dicas e sugestões de roteiros sobre Ilhéus. Vambora comigo? Nosso próximo destino será

Ilhéus: Terra de beleza rara, cidade única, um paraíso tropical, cheia de histórias, retratada e idealizada nos livros de Jorge Amado. Onde o calor humano se funde ao calor do sol e, a brisa do mar chega entre seus coqueiros com a mesma impetuosidade, das ondas do maravilhoso mar que banha suas praias paradisíacas. Fazendas de cacau que fizeram à prosperidade da cidade e com isso influenciou a arquitetura e o astral do centro histórico proporcionando uma viagem ao tempo a terra da “Gabriela Cravo e Canela”.

Roteiro de Passeios e Atrações: Catedral São Sebastião, Bar Vesúvio, Sorveteria Ponto Chic, Teatro Municipal de Ilhéus, Casa Jorge Amado, Quarteirão Jorge Amado, Igreja de São Jorge, Casa Coronel Misael Tavares, Palácio Paranaguá, Bataclan, Mercado de Artesanato,Loja do chocolate, Praia dos Milionários , ITACARÉ (Praia do Resende, Tiririca, da Costa e Ribeira) Praia de Carurupe.

Hospedagem: Opaba Praia Hotel – localizado em frente à Praia do Sul, considerada uma das praias mais bonitas e encantadoras da região. Tive ótima hospedagem em acomodação privilegiada (de frente para o mar). É uma excelente opção custo e beneficio para quem pretende visitar Ilhéus. Com uma infraestrutura moderna e acolhedora, o hotel satisfaz todas as expectativas de quem deseja desfrutar o melhor do Litoral Sul da Bahia. (Vale à pena conferir)

Primeiro dia: Roteiro – Cheguei ao hotel por volta de 13h15min. Após concluir o check-in, recebi o cartão e fui para o quarto desfazer as malas. Resolvi ficar no hotel, almoçar, aproveitar a piscina e mais tarde caminhar pela orla.

Muitos quilômetros de praias, excelente para começar o dia com um bom exercício físico, pois é possível caminhar e correr em suas areias branquinha, margeadas por verdes coqueirais. Uma paz surpreendente!. Lugar de ar puro, bastante seguro. Encontrei vários policiais pelo local . Ao longo da praia  encontram- se  diversos bares e restaurantes onde é possível almoçar o melhor da culinária baiana e apreciar o por do sol tomando uma cervejinha bem gelada. Adorei!

Voltei para o hotel para  descansar, amanhã era outra dia!Ilhéus me aguarde!

Segundo dia: RoteiroCity Tour: Centro Histórico – Catedral São Sebastião, Bar Vesúvio, Sorveteria Ponto Chic, Teatro Municipal de Ilhéus, Casa Jorge Amado, Quarteirão Jorge Amado, Igreja de São Jorge, Casa Coronel Misael Tavares, Palácio Paranaguá, Bataclan, Mercado de Artesanato,Loja do chocolate.

Catedral de São Sebastião

Saímos do hotel as 08h00min em uma van, acompanhados pelo guia credenciado da agência contratada, que auxiliou todo o grupo em todos os momentos. O percurso durou cerca de 1 hora. Chegamos ao Centro histórico de Ilhéus, onde logo visitamos a majestosa Catedral São Sebastião, uma igreja de arquitetura eclética (cada coronel queria de um jeito) reúne Belle Époque, romano, grego e gótico. Apesar de todas as influências artísticas é linda e bem conservada. Ela ficou mundialmente conhecida através dos contos e romances de Jorge Amado e hoje ainda preserva um enorme valor cultural.  Eu voltei no final de tarde e recomendo a visita, porque se pode apreciar o por do sol ao som da Ave Maria de Gounod e ver uma incrível revoada de maritacas que vem se abrigar nas árvores em frente à Catedral. É a certeza que Deus está presente em tudo! (vale a pena uma visita)

Casa de Cultura Jorge Amado

Logo adiante encontramos a casa onde Jorge Amado morou que hoje virou um Museu e Casa de Cultura. É aberta ao público e cobrado uma pequena taxa para manutenção e conservação do lugar. Nesta minha visita guiada pude conhecer mais afundo onde viveu, sua vida pessoal, seu cotidiano e as crenças de um homem tão viajado e tão influente que levou a Bahia para o mundo.

 

Casa do Coronel Misael Tavares

Depois dessa visita, caminhamos mais pelos arredores, batemos pernas, passamos pela Diocese de Ilhéus, Palácio Paranaguá e pelo Palacete Misael Tavares, visto de fora é exuberante, que retrata bem a riqueza da época do cacau, porém é fechado a visitação. Atualmente é uma propriedade particular e pertence à sociedade Maçônica de Ilhéus.

Teatro Municipal

Voltamos para a Rua Jorge Amado a fim de conhecermos o Teatro Municipal. É um prédio histórico da época áurea do cacau. Localizado bem no centro de Ilhéus, o teatro está restaurado e conta com uma variedade de atrações, além de peças tem apresentação de shows de cantores regionais. É um teatro clássico com um ótimo tamanho para um teatro de interior!O palco é amplo, tem uma ótima visão das apresentações e com poltronas bem confortáveis. Aberto gratuitamente para visitação.

Igreja de São Jorge – Museu de Arte Sacra

Continuando a caminhada deparamos com a Igreja de São Jorge, bastante antiga, de elevado valor histórico e arquitetônico, um lugar bem preservado, o cenário conta como era na época do coronelismo. Com nave, altar-mor, corredor e lateral, sacristia, uma torre do lado esquerdo e também um museu de arte sacra. A igreja inspira paz e tranquilidade! Valeu a visita, mas deve ser verificado o horário de abertura, nem sempre está aberta. Pausa fotos!

Bar Vesúvio

Logo ao lado do teatro, atravessando a rua, fica o bar Vesúvio. Narrado nos livros de Jorge Amado oferece um chope super gelado, petiscos saborosos e com bom preço. A parada ali foi inevitável. Agora em minha opinião o quibe é o carro chefe da casa, delicioso! Aproveitei para tirar fotos com a estátua sentada de Jorge Amado em uma das mesas do estabelecimento. Um momento de relembrar cenas de livros e telenovela!

Bataclan

Fechando nossa caminhada pelo centro histórico, fomos conhecer o Bataclan, o antigo cabaré frequentado pelos coronéis da época do cacau e hoje é um charmoso restaurante, que em seus fundos possui um cômodo representando o quarto de Maria Machadão (quem comandava o estabelecimento) conhecida com cafetina. Este misto de restaurante, museu e casa de espetáculos faz parte da história da cidade e sua visita é imperdível!!!

Leva-nos a uma viajem ao tempo do coronelismo e a fartura do cacau, aprendi muito ali até que os coronéis deixavam as mulheres na igreja para ficarem ali se divertindo e muito mais…

Muito bacana entrar no quarto preservado da Maria Machadão e experimentar um pouco do universo, com toda a magia da época. Você sente que está realmente em um bordel de antigamente. Na parte de cima onde fica um pequeno museu, você encontra vários objetos antigos e histórias de como era a vida da pequena Ilhéus e seus habitantes no passado. Há uma visão romântica sobre o que foi o Bataclan em outra época. Excelente comida, bons vinhos, preços justos, bom atendimento e a visita guiada pra lá de interessante. Adorei! Ir a Ilhéus e não visitar o Bataclan não é ir a Ilhéus.

Saímos do Bataclan, passei na Sorveteria Ponto Chic para saborear um sorvete de paçoca estava uma delicia .Recomendo!

Mercado de Artesanato e Lojas de Chocolates

Antes de voltarmos para a van decidi entrar no Mercado de Artesanato, um pequeno complexo com muitas barracas de roupas, objetos decorativos e doces típicos. Foi o momento de fazermos as compras para as lembranças que estávamos procurando. Local muito bacana para comprar com preços baratos e conhecer mais da cultura local. Bom lugar para adquirir toda variedade de produtos de cacau – cocadas, doces, licor, etc. É praticamente impossível ir a Ilhéus sem visitar a feira de artesanato. Tire algumas horas e vá com calma porque tem muito a ser visto e boas compras!!!

Terceiro dia: Roteiro – Praia dos Milionários

Bem, resolvi dividir com amigos o aluguel de um carro e decidimos ficar na praia dos milionários. Saímos do hotel na direção sudoeste na Rodovia Ilhéus – Olivença, seguindo a Avenida Tancredo Neves em direção à Av. Osmundo Marquês, entramos pela esquerda, depois pela direita e na esquerda fica a Rodovia, Estrada Una. Pronto! Chegamos à praia!

A praia dos milionários fica bem próxima do centro da cidade, o que facilita sua chegada. O local é agradabilíssimo e lindo para passar o dia. Encontrei várias barracas bem estruturadas o que traz um conforto, quiosques, praia limpa, o mar com uma boa temperatura, areias claras, boa para caminhadas e banhos. Típica do Nordeste.

A Cabana Gabriela foi a nossa opção. O local é bom, música boa, preços justos, bom serviço de atendimento, cerveja gelada, boas porções e a comida muito boa. Comi uma deliciosa moqueca baiana Agora!Fique de Olho nos valores para não pagar coisas que não foram consumidas por você. (Fica à dica)

Quarto dia: Roteiro – ITACARÉ (Praia do Resende, Tiririca, da Costa e Ribeira)

Saímos, bem cedo de carro para aproveitar as praias de Resende, Tiririca, da Costa e Ribeira (na sequência correta).

Elas estão em um pedaço de litoral mágico e lindíssimo muito próximo ao centro de Itacaré, podem ser visitadas até mesmo a pé em menos de uma hora de caminhada. Compensa demais! Se você for de carro é possível arranjar uma vaga para estacionar, mesmo na alta temporada. Vale a pena curtir essas praias, que além da beleza, possuem uma boa infraestrutura, com quiosques, banheiros, aluguel de guarda-sol e cadeiras, além de aulas de surf e até mesmo uma baladinha para você curtir no final de tarde.

A praia do Rezende é a primeira praia urbana de Itacaré do caminho que leva as praias até a Praia da Ribeira.Chamou-me a atenção o aspecto mais selvagem, apesar de estar próxima ao centro. A vista é de tirar o fôlego!! De fácil acesso, tem uma paisagem incrível.

Cercada por coqueiros e faixa plana de grama, tem opção de Tirolesa e de trilhas, Yoga, Tai Chi e outras atividades físicas. O nascer do sol é maravilhoso! Recomendo!

O mar é razoavelmente agitado , a praia tem infraestrutura mínima, mas isso garante um chame a mais. Parece ser uma praia privativa ou de preservação, algo assim.Chegando lá, observei uma formação de rochas que dependendo da maré formam uma piscina natural , tranquilo para as crianças.

Um lugar lindo para fotos,caminhada romântica e para exercitar a paz! Vale a pena a caminhada! A próxima é a Praia da Tiririca.

É uma das atrações de Itacaré que você tem que conhecer!  A segunda praia urbana seguindo a Rua Pedro Longo até a Praia da Ribeira, palco de vários campeonatos – inclusive internacionais – de Surf. O lugar é muito tranquilo, com a vegetação da mata atlântica em volta, com um clima super gostoso, cheio de pousadas que ficam numa ruazinha estreita, parecendo uma vila, que se integra às pedras. Muito bonita!

Encontrei uma excelente infraestrutura, clima jovem, cenário de cartão postal. Muitos surfistas! Tem uma pista de skate e vi algumas pessoas praticando slackline. Mas vale a visita com certeza, nem que seja para ficar de bobeira apreciando o mar!  Ir a Itacaré e não conhecer a Praia da Tiririca não existe! A próxima é a Praia do Costa.

Terceira praia urbana, em formato de uma pequena ferradura, pouco frequentada, tranquila  para quem não gosta de muita gente. Linda!!! Pedras ao redor, areia limpa, mar um pouco agitado.Sem estrutura de barracas ou ambulantes, mas , excelente para relaxar ao som do mar apenas. Parece uma praia particular! Bem pertinho fica a Praia da Ribeira, local onde termina a estrada caminho das praias. Lá encontrei muita vegetação em volta e um belíssimo pôr do sol ao entardecer.

Sentei na areia, onde desfrutei da sombra generosa de um coqueiro e do encanto daquela enseada. E nesse lugar mágico  pude ouvir a voz de Deus ecoar naquele paraíso!! Perfeito! A próxima é a Praia da Ribeira.

Imperdível a ida nesta praia. Uma caminhada de 15 minutos a partir do final da cidade, passando pelas praias de Resende, Tiririca e Costa (pela estrada ou pelas praias e pedras). Nessa praia eu encontrei tudo que procurava um lugar super agradável, a água estava quentinha, local familiar, cabanas com preço muito bom que servem almoço e petiscos.

Tem um riacho para atravessar ao descer as escadas para a praia. Também existe uma tirolesa no alto que faz uma travessia pelos ares. Pareceu ser bem legal. Eu via a todo o momento o pessoal passando por cima da minha cabeça, lá no alto.

Última praia central e para quem quer sossego, a dica é pegar a trilha e seguir para a paradisíaca Prainha. (recomendável contratar guia)

Quinto dia: Roteiro – Praia de Cururupe

Acordamos bem cedo e seguimos de carro para Rodovia Ilhéus a caminho de Olivença (Praia do Cururupe). A praia é belíssima! Passamos uma manhã e o inicio da tarde na Cabana do Cais, lá serve um pargo vermelho na brasa espetacular, sabor defumado, delicioso, excelente atendimento. Recomendo!

A paisagem é maravilhosa, você pode curtir o rio que tem água limpíssima ou o mar com suas águas morna. Escolher uma mesa, perto do rio ou na areia perto do mar, já que no mesmo local tem a água doce do rio desembocando no mar. A praia tem uma areia fina e branca, além de algumas pedras no sentido norte que dão um charme ao visual e formam algumas piscinas naturais ao baixar da maré. Se você vai viajar para Ilhéus coloque essa praia no seu roteiro. É um local que vale a pena ser visitado!

Sexto dia: Roteiro – De volta para Casa

Acordei, tomei o meu delicioso café da manhã e fui surpreendida com essa recepção maravilhosa! A ideia principal dessa viagem era comemorar o meu aniversário. E assim fiz! Todos os dias foi motivo de comemoração inclusive na volta para casa. Em seguida subi para terminar de arrumar as malas. Desci pronta, fechei a conta e fiquei aguardando na recepção do hotel a van  apanhar-me para o aeroporto.

Gostaria de voltar o tempo!Vivi momentos inesquecíveis em Ilhéus!Deixou saudades!

Espero que vocês tenham gostado desse post. Cidade Romance da Bahia! Descobri ao visitar Ilhéus que é conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela, Cacau, chocolate e toda a história do Brasil em um só lugar.

Viva essa experiência e inclua esse paraíso na lista de melhores destinos!

Comentários

Comentários



O que achou desse post?


%d blogueiros gostam disto: