Dicas para Blogs Na Estrada com as Minas

Quero ser blogueira: primeiros passos

Fala galera, hoje começará um especial muito maneiro aqui no blog falando um pouco sobre a vida e a rotina dos blogueiros. Com dicas, tirando dúvidas, entrevistas. Será uma nova sessão com muito conteúdo, se você tem alguma dúvida ou sugestão de post que gostaria de ver por aqui, pode nos enviar um email para: naestradacomasminas@gmail.com. Vamos começar?

Já faz algum tempo que a profissão “blogueira” se popularizou e conquistou o coração de milhares de pessoas. Apesar de ainda ser uma profissão não regulamentada e por vezes até ridicularizada pela sociedade, a verdade é que cada vez mais pessoas querem produzir conteúdo para a internet e o melhor: já tem muita gente ganhando dinheiro com isso.

Eu comecei a escrever na internet há muitos anos, quando a internet era só mato – risos. Passei por várias fases e acompanhei de perto as inúmeras mudanças da “blogosfera“. Do Flogão ao IGTV a pessoa que se propõe a seguir essa carreira precisa ter resiliência, determinação, paciência e ter facilidade em se adaptar a mudanças.

Se identificou com algumas dessas qualidades? Então continue lendo que te ensinaremos por onde começar…

O básico do básico

Existem algumas premissas básicas que você deve considerar antes até de colocar a mão na massa como definir sobre qual nicho você pretende falar, qual plataforma usará. Entre outras coisas. Agora pegue um papel e uma caneta e comece a anotar, está pronto? Vamos lá!

O nome, o nicho, plataformas e canais

Já foi o tempo em que nomes em outras línguas faziam sucesso/sentido. Hoje você precisa entender que o nome do seu projeto precisa ser o mais simples possível. As pessoas estão com pressa, então se você tem um nome em inglês, por exemplo, que não faz o menor sentido com o você está escrevendo isso dificultará o acesso das pessoas o que te fará perder potenciais seguidores.

Houve uma época em que as pessoas começavam falando de livros, emendava em culinária e terminavam em meditação. Para quem têm muitos seguidores essa é a mina de ouro para atrair ainda mais público, mas para quem ainda está começando escrevam o que eu digo: “quanto mais nichado melhor“. Quanto mais você segmenta seu conteúdo mais você se torna uma autoridade no assunto. Os grandes gurus de vendas dizem: “foque em um nicho e fique rico“. E isso serve perfeitamente para qualquer profissão. Pense nisso.

Por muito tempo houve uma discussão na internet sobre qual plataforma era melhor “blogspot vs. wordpress“, mas não é sobre isso que eu vim falar. Independente da plataforma do seu site propriamente dita, você precisa definir em quais redes vai estar. Eu sei que quanto mais redes maior o seu trabalho, mas pense comigo, vamos fazer um exercício. Faz de conta que você tem uma potente conta no Instagram, com mais de 300k seguidores e você é super famoso lá, consegue rentabilizar seu trabalho, até que um dia… O Instagram acaba. Vem outra rede e esmaga ele de uma forma que mesmo que ele ainda exista se torna “irrelevante“, como aconteceu com o falecido Orkut, o Twitter – que ainda resiste – o Snap e tantas outras redes que tinham tempo útil de vida com data de validade. Acabou o seu público e todo o trabalho que você teve para conquista-lo não serviu de nada.

“Passei pela primeira prova de fogo e agora?”

Agora que você já tem um nome, sabe do que vai falar e onde vai falar, você precisa definir para quem e como.

A Internet pode parecer terra de ninguém, mas não é. Você precisa ter muito cuidado com o que falar, pois uma palavra mal dita pode ser a sua ruína, como foi o caso do Cocielo que após uma fala racista em seu twitter perdeu o patrocínio de grandes marcas.

Então pare um minuto e pense: com quem você quer se comunicar? São adultos? Crianças? Adolescentes colegiais? Ter isso bem definido vai nortear a linguagem que você usará na hora de se comunicar com o seu público.

Agora entendido para quem você quer produzir conteúdo, que tal pensar no como?

Planejamento é tudo

Um dos grandes segredos do sucesso na internet é a frequência. Você pode perceber que os grandes blogueiros postam diariamente, por isso é importante você se planejar e se programar para cumprir uma agenda de postagens, você não precisa postar todos os dias, você pode definir dias e horários específicos e segui-los a risca. Tudo o que você prometer para o seu público, cumpra. Então se você diz que postada segunda, quarta e quinta, siga esse cronograma de forma rígida e você perceberá que seus seguidores começarão a visitar suas redes nos dias que você se propôs a postar.

Essas são as dicas básicas de hoje para quem quer produzir conteúdo para a internet.

Se você ficou com alguma dúvida ou têm outras dicas que queira compartilhar, deixe um comentário aqui para gente.

Até a próxima!

Comentários

Comentários

Na Estrada com as Minas

Mulheres tão particulares, com um único objetivo em comum, viver as melhores (e maiores) aventuras já vistas. Juntas ou sozinhas, nós queremos é viver! E compartilhar nossas experiências para que possamos inspirar cada vez mais, outras mulheres.

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5 COMMENTS

  • Rubyane

    Muito boas as dicas!
    Queria ter recebido elas quando comecei o meu blog, acho que as coisas teriam sido mais fáceis. Mas é sempre bom ser receber dicar como essas, me faz lembrar que tenho que me esforçar mais em relação ao blog e parar de procrastinar hehehe

  • izcordeiro91

    Muito boas as dicas, embora eu já tenha o blog há um tempo é sempre bom reparar nos detalhes e acho que minha maior falha é na frequência de postagens!

    (vim pelo link party da Loma)

  • Débora Resende

    Ótimas dicas!! Adorei a ideia da série e com certeza vou acompanhar =)

    • Na Estrada com as Minas
      AUTHOR

      Esperamos que você goste Débora!
      Obrigada pelo seu comentário.

      Abraços,

      Equipe
      Na Estrada com as Minas

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