Praia Vermelha – um paraíso escondido

Praia Vermelha – um paraíso escondido

Quando falamos em “Praia” seja carioca ou turista, sempre pensamos nas mesmas da Zona Sul, Leblon, Copacabana, Ipanema, não que isso seja errado ou que eu seja contra, eu amo Ipanema – um salve pro Posto 9! – mas recentemente visitei uma Praia, que talvez seja mais conhecida por se encontrar aos pés de um dos Pontos Turísticos mais famosos do Rio, do que propriamente, por ser uma praia – risos.

A Praia Vermelha, localizada no bairro da Urca é um paraíso escondido, aos pés do Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro , ela é uma praia que não fica muito cheia durante a semana e mesmo aos fins de semana, em que a quantidade de visitantes aumenta ainda não podemos considerar que ela fique lotada, até por que não é uma praia grande, ela possui menos de 300 metros de extensão.

COMO CHEGAR

(mapa da Praia Vermelha)

Só existem quatro linhas de ônibus para chegar na Praia Vermelha, você pode seguir de metrô até a Central, saindo da Norte ou da Sul, descer ali e pegar o ônibus da linha 107 – Central x Urca. O ponto final dele é na Central mesmo e ele deixa na Praça Gal. Tiburcio, em frente à Praia Vermelha.

Mas se você quer fugir do trânsito do Centro pode também descer no metrô de Botafogo e pegar o ônibus da linha 513 –  Urca x Metro Botafogo.

Ou se estiver pela Zona Sul pode pegar no Leblon o ônibus da linha 511 – Urca x Leblon (via Jóquei) ou 512 – Urca x Leblon (via Copacabana). É só descer no último ponto da Av. Pasteur e atravessar a Praça.

Ou caso perto de onde você mora passe algum ônibus que te deixe no Shopping Rio Sul, você pode também descer lá e ir caminhando, mas lembrando que é uma caminhada considerável. Um pouco mais de 1k, mas se estiver entre amigos passa rapidinho e você nem percebe a distância.

Caso você prefira ir de carro, é importante ressaltar que o estacionamento é pequeno e só pode ser usado aos fins de semana, que provavelmente lota por causa do Bondinho, então a melhor opção é chegar bem cedo ou ir de ônibus mesmo. Como naquela área se encontram instalações do Exército Brasileiro, como o Instituto Militar de Engenharia, durante a semana o estacionamento é utilizado por eles, por isso não é possível a utilização durante a semana.

A Praia apesar de não ser extensa e seu mar não ter ondas enormes é muito profunda, por isso é importante tomar cuidado ao mergulhar. Já houve vários casos de afogamento ali, então é preciso ficar de olho nas crianças e se manter sempre perto da areia.

Sua areia possui cristais de granada, mas ela ganhou esse nome por que quando o Sol de põe, sua areia fica num tom avermelhado devido ao reflexo da luz do Sol nos cristais vermelhos e rosas.

Por estar localizada perto de instalações do Exército e por ser mais frequentada por moradores dos bairros da Urca, Flamengo e Copacabana, o entorno da praia é mais tranquilo em relação à outras praias da zona sul, por não ter próximo grandes hotéis, então os turistas vão mais para o conhecer o Pão de Açúcar do que a praia.

A Praia Vermelha é um paraíso escondido entre os morros da Urca e da Babilônia ótimo para um dia tranquilo e relaxante com a família e/ou amigos.

E você ainda pode aproveitar para subir a trilha do Morro da Urca pela Pista Cláudio Coutinho – lembra que falamos dela aqui? – e descer de Bondinho no finalzinho da tarde.

E para os aventureiros também é possível andar de caiaque ou alugar o Standup.

Me contem quais as praias favoritas de vocês no Rio de Janeiro. Qual vocês gostariam de ver por aqui em nosso site?

 

Comentários

Comentários

Mulheres tão particulares, com um único objetivo em comum, viver as melhores (e maiores) aventuras já vistas. Juntas ou sozinhas, nós queremos é viver! E compartilhar nossas experiências para que possamos inspirar cada vez mais, outras mulheres.



O que achou desse post?


%d blogueiros gostam disto: