Curitiba

Encontro RBBV 2018 – Edição de Curitiba

No último final de semana, rolou o Encontro RBBV 2018, esta última edição aconteceu em Curitiba e reuniu grandes blogueiros de viagem nacionais e internacionais. Quer saber o que rolou por lá? Se liga só:

O encontro aconteceu entre os dias 31 de Outubro a 05 de Novembro e reuniu profissionais de diversos seguimentos dentro do Turismo para discutir assuntos importantíssimos como: Nomadismo Digital, Como ganhar dinheiro com blog de Viagem, Turismo Nacional entre outros assuntos.

Felizmente eu consegui ir ao evento, mas não fiquei muito tempo, no entanto valeu muito a pena ter investido tempo e dinheiro em obter mais conhecimento e finalmente poder dar rosto aos blogs que eu mais gosto de acompanhar. Eu cheguei em Curitiba na sexta-feira (02) no final da tarde, e fui direto para o Apê onde tinha alugado um quarto no Airbnb – na verdade aluguel um quarto de casal – para me arrumar e assim então encontrar a galera no Gards Rooftop no Shopping Batel.

RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem é uma comunidade de produtores de conteúdo idealizada pela Cláudia, fundadora do blog, Aprendiz de Viajante. Com mais de 1000 blogs cadastrados, a RBBV tem como objetivo auxiliar blogueiros de viagem a criar cada vez mais conteúdos de qualidade, se profissionalizar e proporcionar grandes experiências.

Curitiba

Curitiba foi escolhida para ser a cidade sede desta edição do Encontro da RBBV. A Capital do estado do Paraná recebeu de braços abertos produtores de conteúdo de todos os cantos do Brasil e do Mundo.

Como uma cidade muito bem estruturada para o turismo, Curitiba agrada a todos os gostos. Com passeios que vão desde os mais próximos à natureza, como o Passeio de Trem até Morretes e o Jardim Botânico de Curitiba, até aos que estão mais ligados à arte e cultura, como o Museu do Oscar Niemeyer. Curitiba é um local interessante para esse tipo de evento e/ou convenção.

Com o apoio do Instituto Municipal do Turismo de Curitiba e do Curitiba Convention & Visitors Bureau, a RBBV fez um evento perfeito, cheio de atrações interessantes.

Leia também: Linha Turismo: fim de semana em Curitiba

Onde ficar em Curitiba

Essa viagem foi muito especial para mim – quem acompanhou pelos Stories pôde perceber – pois foi uma viagem de “primeiras vezes”. Foi a primeira vez que andei de avião e a primeira vez que visitei Curitiba, mas também foi a primeira vez que utilizei o Airbnb. Um novo formato de aluguel de hospedagem que facilita e muuuito a vida dos viajantes.

Quem quiser experimentar o Airbnb em Curitiba pode procurar acomodações no site e ainda ganhar R$ 130 de desconto utilizando o nosso cupom!

No entanto, se você preferir ficar em algum hotel ou hostel, pode dar uma olhada no Booking.com e escolher a melhor opção para você!

Gards Rooftop

Nos encontramos no Gards Rooftop, no topo do Shopping Batel, no Centro de Curitiba para um Happy Hour descontraído após um passeio incrível de trem até Morretes – eu queria MUUUUUUUITO ter feito esse passeio, mas não consegui voo para chegar a tempo, mas sem problemas, eu ainda pretendo fazê-lo em outra oportunidade. O Gards é um lugar muito aconchegante – LITERALMENTE – como o clima de Curitiba é imprevisível, eles disponibilizam cobertores para que seus clientes possam desfrutar os serviços oferecidos, mas sem passar frio.

Comandado por uma equipe fantástica e atenciosa, nós experimentamos alguns drinks e petiscos deliciosos, como: Gim Tônica com Limão Siciliano, o drink Moscow, um cocktail feito com vodka , refrigerante de Gengibre picante e suco de limão, tem um gosto diferenciado e é um paladar bem definido, no Brasil é popularmente conhecido como “drink da canequinha”. Experimentamos também algumas comidinhas, como: Cuscuz Marroquino, espetinho de carne e meus favoritos: Polenta com Ragu (devo ter comido uns 5 potinhos, mas em minha defesa era pequeno tá rs) e o Risoto de 4 queijos.

Foi uma noite regada de música, comida e bebida boa, em um ambiente muito agradável.

Gards Rooftop
End:
Av. do Batel, 1868 – Batel, Curitiba – PR, 81270-440

Mercado Municipal de Curitiba

Com todos muito bem alimentados e descansados, o dia seguinte começaria cedo e cheio de expectativas. As palestras começariam “oficialmente” e estávamos todos ansiosos por consumir muito conteúdo.

Começamos o dia com uma fala de Francielle Zuffo (Relações Públicas do Mercado Municipal de Curitiba) que contou um pouco da história do Mercado Municipal e quais eram os objetivos deles para futuro.

Para quem não conhece, o Mercado Municipal de Curitiba está completando 60 anos e eles querem comemorar em grande estilo. Com o objetivo de ser um Mercado focado no conforto, no tradicionalismo e no encontro das famílias curitibanos, eles se destacam por ser um estabelecimento que reúne diversos tipos de comércios que vão desde lotéricas a restaurantes étnicos.

Mercado Municipal de Curitiba

End: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro, Curitiba – PR, 80060-070

1° dia de Palestras

Depois da fala da Francielle, foi a vez do Leandro de Oliveira nos contar um pouco sobre as novas expectativas do Tripadvisor. Eles que são uma potente comunidade de viajantes no mundo estão lançando uma nova rede social que em breve estará disponível para todos os que quiserem vivenciar a viagem de uma maneira diferenciada e compartilhar, claro! Com seus amigos e familiares suas experiências únicas.

Depois disso, conversamos um pouco sobre:

  • Como monetizar o blog

  • A importância do audiovisual na era digital

  • Criação de produtos relacionados ao blog

  • Boas práticas para ser considerados para Press-trip

  • Estruturas empresariais e tributárias

E muito mais…

Palestras favoritas:

Mídias Sociais – Comunidade, Crescimento e Engajamento

Nesse painel, conversamos sobre estratégias para mídias sociais, o que funciona, o que não funciona, sorteios com celebridades e muitos outros assuntos polêmicos.

SEO para Iniciantes – Patrocinado pela Easysim4you

Esse é o assunto do momento e parece que quanto mais consumimos esse tipo de conteúdo, mais dúvidas nós temos. Muito porque a internet está em constante mudança né? Então é sempre bom reciclar o conhecimento.

Estratégias de Marca e reputação para seu blog – Patrocinado pelo Viajanet

Esse pra mim foi O PAINEL, um tapa na cara. O Andrei Scheiner foi muito objetivo em suas colocações e nos ajudou a esclarecer muitas ideias sobre planejamento estratégico, Foi uma aula de verdade!

Jantar no Ópera de Arame

Após um dia agitado, corremos para o Ópera de Arame, um impressionante teatro brasileiro, cujo a estrutura foi inspirada no estilo construtivo, feito de tubos de aço, estruturas metálicas, coberto com placas transparantes de policarbonato, lembra a fragilidade e a delicadeza de uma construção feita em arame.

Esse lugar é fabuloso, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 pessoas. Entre lagos, vegetação típica, ele faz parte do Parque das Pedreiras com o Espaço Cultural Paulo Leminski, cenário da encenação da Paixão de Cristo e de outros grandes eventos.

Fomos recebidos com música boa, bons drinks e uma comida divina!

Opera de Arame

End: Rua João Gava, s/n°. – Abranches

Estádio Arena da Baixada

Quando eu vi o horário desse passeio eu pensei: “hmm, não vou não”… No entanto, ao acordar em cima do laço e perceber que o estádio era muito perto do apê que eu estava, tanto que daria para ir a pé, que eu acabei me animando de ir… E me surpreendi.

O Estádio Joaquim Américo Guimarães, do clube Atlético Paranaense é um dos mais modernos estádios brasileiros. Com capacidade para 43.370 pessoas, a Arena Multiuso já foi usada como palco para diversos tipos de eventos. Em seu primeiro ano, foi usado quase que exclusivamente para jogos de futebol e pequenos eventos empresariais. Em dezembro de 2014, foi utilizado pelo tribunal de Justiça do Paraná para realizar o maior casamento coletivo da cidade, quando 800 casais puderam se casar.

Tem muita história legal por trás do Estádio e o tour foi muito interessante. Depois eu farei um post específico sobre o estádio porque tem é assunto para falar!

Estádio Arena da Baixada

End: R. Buenos Aires, 1260 – Água Verde, Curitiba – PR, 80250-070

2° dia de Palestras

O 2° dia de palestras começou bem cedo no Espaço Cultural Capela Santa Maria e nos reunimos novamente para falar – ou concluir – sobre assuntos de viagem, blogs e afins.

Os painéis foram:

  • Contando histórias através do Youtube

  • A ferramenta mais rentável para monetizar em 2019

  • SEO Nível Médio a Avançado

  • Turismo em Curitiba

Painel favorito:

Melhorando o rendimento de programas de afiliados em seu blog.

Esse sem dúvidas foi meu painel favorito. Com dicas de experts, pudemos esclarecer muitas dúvidas sobre como, de fato, ganhar dinheiro com blog de viagem. Foi muito esclarecedor e muitas ideias surgiram, agora é hora de colocar em prática.

Espaço Cultural Capela Santa Maria

End: R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba – PR, 80060-100

Jantar no O Jardineiro

Depois de mais um dia acelerado de muito conhecimento e conexão, fomos para o jantar de encerramento no restaurante O Jardineiro.

O Jardineiro é aquele restaurante que te lembra casa de vó, sabe? Com uma decoração rústica e comida tipicamente brasileira, o restaurante se destaca pelo ambiente agradável e aconchegante. Pudemos experimentar algumas delícias e confesso que comi até dizer chega!

Eles estão agora com um novo horário de funcionamento e nos apresentaram um pouco do que será o Happy Hour deles.

O Jardineiro

End: 227, Av. Manoel Ribas – São Francisco, Curitiba – PR, 80510-020

Isso foi um resumão do que rolou no encontro. Espero que todos que tenham comparecido tenham gostado, por que eu AMEI e já quero o próximo…

Há boatos de que será no Nordeste, será?




VAI VIAJAR? FAÇA SUA RESERVA AQUI!

Está programando a próxima viagem? Faça sua reserva com nossos parceiros e ganhe descontos incríveis. Além de ajudar o blog a se manter atualizado e não ser taxado a mais por isso.

Hospedagem: AirbnbBooking
Seguro Viagem: Real SegurosSeguros Promo
Aluguel de carro: Rentcars

Comments

comments

«

3 COMMENTS

  • Guilherme Goss

    Foi um evento fantásticos!! Também amei e que venha o nordeste!! =)

  • Camila Coubelle

    O encontro foi realmente sensacional e tudo que você sentiu e descreveu foi exatamente igual ao que aconteceu comigo lá! Agora é colocar os conhecimentos em prática e aguardar o próximo! 🙂

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Pingback: 2º Encontro de blogueiros da RBBV agita Curitiba | vida sem paredes on 06/11/2018