DICAS E ROTEIRO DE 3 DIAS EM SÃO JOÃO DEL REI E TIRADENTES -POR MÁRCIA BOTELHO

DICAS E ROTEIRO DE 3 DIAS EM SÃO JOÃO DEL REI E TIRADENTES -POR MÁRCIA BOTELHO

Igreja de São Francisco de Assis, São João Del Rei

São João Del Rei está localizada a aproximadamente 190 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais (ô estado maravilhoso♥).

É uma cidade histórica que se parece com Ouro Preto, mas sem as ladeiras, deixando a locomoção mais fácil. Outra vantagem dessa cidade é a cordialidade dos habitantes. Que povo educado e prestativo! É de deixar qualquer um apaixonado.

Tiradentes é uma cidade pequenininha, vizinha de São João Del Rei, com ares de casa de vó, mas não se engane! Tiradentes oferece uma variedade de serviços para ninguém colocar defeito. São inúmeras pousadas e hotéis para atender a todos os gostos, além de restaurantes, bares, cafés e sorveterias.

Ahhh e sem falar na quantidade de ateliês de artistas super talentosos. Sempre que vou a Tiradentes gosto de passar em algumas galerias como a do Oscar Araripe e do Valin Branco.

A distância entre São João Del Rei e Tiradentes é de apenas 16 km ♥

Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes.

Como são duas cidades, a primeira coisa é decidir em qual das duas cidades dormir. Sempre baseio a minha escolha pelo o que pretendo fazer a noite.

A noite de São João é mais movimentada do que de Tiradentes. Apesar de ter muitas opções de bares e restaurantes, a vida noturna de Tiradentes acaba mais cedo. Já São João possui mais opções que vão até de madrugada.

Para ir de São João para Tiradentes e vice-versa tem o passeio mais lindo da vida: andar de trem! Quando eu era criança meu pai trabalhava como maquinista e eu cultivo uma paixão antiga por trens. Por isso toda vez que vou para São João Del Rei eu deixo o carro e vou para Tiradentes de trem.

Estação de trem de São João Del Rei

O trem que liga São João a Tiradentes é carinhosamente chamado de Maria Fumaça. Isso porque ele é a vapor e solta fumaça com a queima da lenha. Com vagões de madeira e locomotiva muito bem preservada, a Maria Fumaça é uma das atrações mais famosas de lá.

O trajeto dura cerca de 45 minutos com uma paisagem tipicamente mineira: montanhas, pontes, vista para a Serra São José…enfim, puro amor!

Na estação de São João também existe o Museu da Maria Fumaça que conta a história e a importância desse meio de transporte para a região.

O passeio custa R$60,00 somente ida e R$70,00 para ida e volta. Estudantes, crianças de 6 a 12 anos e adultos com mais de 60 anos têm direito à meia entrada. (Valores praticados em janeiro de 2018)

Os dias e horários de funcionamento são:

De quinta a domingo

Saída de São João Del Rei: 10h e 14h

Saída de Tiradentes: 11h30 e 16h

Contato: +55 32 3371-8485

Maria fumaça na estrada entre São João e Tiradentes

Locomotiva na estação de trem de Tiradentes

Se você vai de trem pode voltar de ônibus ou táxi, mas eu recomendo ir e voltar de trem porque é uma oportunidade única fazer um passeio pela história e pelas lindas paisagens que existem no caminho.

Ahhhh e uma dica: quando estiver fazendo passeio e avistar crianças na rua, acene!! Elas adoram dar tchauzinho para as pessoas que estão no trem. Acho um amorzinho essa cena!!

Agora vamos ao roteiro para aproveitar essas duas cidades lindas:

Fiz esse roteiro para servir como fonte de inspiração para vocês.

Montei dessa forma considerando três informações:

– horários de funcionamento dos lugares;

– proximidade entre os locais;

– tempo necessário para visitação

Estabeleci a ordem de visitação por prioridades do que eu considero mais importante e imprescindível. Se você só tem uma única tarde, será necessário escolher uma das duas cidades. Se você tem somente um dia, pode passar a manhã em São João e a tarde em Tiradentes. Mas caso você disponha de duas noites esse roteiro é perfeito! Espero que o meu roteiro seja inspirador e contribua para a viagem de vocês! Caso tenham dúvidas estou à disposição.

1º DIA: chegada em São João Del Rei (+/- 14:00)

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Café da tarde

Passeio pelo centro (rua das casas tortas, ponte do rosário)

Jantar

2º DIA: saída da pousada às 09:00 – Tiradentes (16km de São João Del Rei)

Passeio de Maria Fumaça (trem)

Passeio pelo centro de Tiradentes

Galeria do Oscar Araripe

Igreja Matriz de Santo Antônio

Almoço (por volta das 14 horas porque em Tiradentes os restaurante abrem mais tarde)

Retorno para São João Del Rei (retornei de Maria Fumaça às 16h)

Descanso na pousada

Jantar

3º DIA: saída da pousada às 10:00 .

Igreja de São Francisco de Assis

Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Almoço

Retorno para casa

Espero que vocês tenham gostado!

Beijinhos e até o próximo post!

Márcia Botelho

@quandoelavolta

 

 

 

 

Comentários

Comentários



O que achou desse post?


%d blogueiros gostam disto: