Arraial do Cabo – O Caribe é logo ali!

Arraial do Cabo – O Caribe é logo ali!

Se você, como eu, ainda não teve a oportunidade mágica de conhecer as praias paradisíacas caribenhas, mas morre de vontade e a grana tá curta, tenho uma ótima notícia: temos aqui um paraíso muito similar, super acessível e que, certamente, não deixa nada a desejar! <3

Localizada na Região dos Lagos, a 150 km da cidade do Rio de Janeiro , Arraial do Cabo é um verdadeiro sonho pra quem ama praias, especialmente aquelas com águas calmas e de cores de tirar o fôlego! De fácil acesso por ônibus ou carro, é uma ótima opção de passeio pra quem vier visitar o Rio, e claro, para quem mora aqui e quer fazer um programa fora da cidade nos finais de semana ou nos feriados.

Em julho deste ano finalmente surgiu oportunidade de programar um final de semana para fazer um passeio delícia neste lugar incrível. Fomos eu e meu namorado em uma sexta à noite para passar o sábado e o domingo inteiros por lá e poder aproveitar o máximo da cidade.

Ficamos na casa de um familiar, portanto, não tivemos despesas com hospedagem. Mas por termos ido durante o inverno, que é baixa temporada, era bem possível achar opções de hospedagem baratas, em torno de 100 reais a diária para o casal, por exemplo (eu cheguei a pesquisar antes de ir). A cidade não fica muito cheia nesta época, mas não significa que fica vazia. Achei até um pouco cheia, na verdade, considerando que era baixa temporada e o tempo infelizmente não estava tão firme.

Uma das vantagens de ir durante a baixa temporada, além dos preços mais convidativos, é a facilidade de locomoção tanto nas praias quanto nas ruas. Não há trânsito de carros e há espaço suficiente para respirar nas areias, o que eu, particularmente, acho MUITO importante. Por outro lado, uma grande desvantagem certamente é a previsão do tempo. Se durante o verão há a certeza de que teremos um glorioso dia de sol, no inverno isto é praticamente uma questão de sorte. E, ainda que haja sol, pode ser que esteja ventando. MUITO. Vento gelado na praia não é lá uma coisa muito agradável, né?

Ainda assim, eu recomendo muito pra que quem quiser ir que vá ou na baixa temporada ou um pouco antes do verão realmente começar. A grande verdade é que as praias por lá, durante o verão, ficam insuportavelmente cheias, e sua ida pra lá pode acabar virando aquelas famosas férias frustradas. Isto porque Arraial tem sido um dos destinos mais procurados nos últimos anos. Então, fica aqui uma dica valiosa para que sua experiência seja realmente incrível, como a minha foi. 🙂

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: o que fazer por lá? Ora, obviamente temos as praias, mas, quais são as melhores? O que vale a pena priorizar?




Pra quem está com tempo folgado, eu diria que vale a pena conhecer todas as praias, sem pressa e sem exceção. Agora, se você estiver com pouco tempo, como no meu caso, o ideal mesmo é fazer o famoso passeio de barco. Os passeios saem todos os dias da Praia dos Anjos e os horários são na parte da manhã, podendo variar um pouco. O que nós fizemos, por exemplo, saiu às 11 horas da manhã, mas vi alguns barcos saírem um pouco mais cedo. Há várias empresas que disponibilizam estes passeios. Pagamos 30 reais por pessoa, isto porque choramos um pouco, e por ser baixa temporada, era mais fácil de negociar. Mas esses preços podem chegar a 80 reais por pessoa em alta temporada, pelo que pude me informar. Mais um motivo pra você fugir da muvuca, portanto!

O mais legal de optar por um passeio desses é justamente a possibilidade de visitar várias praias em um dia só, deixando o seu tempo corrido mais otimizado. Para um final de semana, por exemplo, é perfeito. Os passeios, em geral, costumam passar pelos seguintes pontos turísticos: Praia da Ilha do Farol, Fenda de Nossa Senhora, Gruta Azul, Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia do Forno.

Deixamos o passeio de barco para o domingo, pois o tempo estava melhor, muito sol, com um pouco de vento somente. Na minha opinião, o ponto alto do passeio, indiscutivelmente, foi a magnífica Praia da Ilha do Farol. A Praia da Ilha do Farol é uma praia de acesso controlado pela Marinha, acesso este que pode ser feito exclusivamente por barcos, por isso, é um local que você só poderá conhecer se fechar um destes passeios. Além disso, a Marinha exige um número fechado de pessoas por hora na Ilha, o que significa que você terá somente uma hora para desfrutar das belezas do local.

arraial

Eu já tinha visto várias fotos de lá e só me perguntava: mas a água é dessa cor mesmo? SIM AMIGXS, ela é. Por ser bem rasa na beirada da praia, a água chega a ficar totalmente cristalina, contrastando com um verde água ao horizonte, coisa de louco! Eu, sinceramente, nunca tinha visitado uma praia com águas tão bonitas. E o melhor: apesar da fama de Arraial ser de águas muito geladas, esta praia, em especial, tem a água consideravelmente morna. E olha que estava ventando bastante quando fui. Simplesmente maravilhoso! O lado ruim certamente é que temos pouco tempo ali, mas devemos lembrar que isso é imprescindível à preservação deste lugar tão especial, portanto, aproveite o máximo que puder quando estiver por lá!

Após deixar a Ilha, o barco faz algumas paradas para fotos próximo à Fenda de Nossa Senhora e à Gruta Azul. Nesta parte do passeio ficamos o tempo todo sem descer do barco, apenas admirando a paisagem incrível das formações rochosas. É tudo muito muito lindo!

A próxima parada seria nas Prainhas do Pontal do Atalaia. No entanto, no passeio que fiz, as pessoas do barco optaram por abrir mão das prainhas porque queriam ter mais tempo para mergulhar e almoçar no restaurante flutuante. Bom, eu acabei aderindo à decisão da maioria, pois queria poder visitar as prainhas em outra oportunidade, com mais calma. Afinal, tem que ter um bom motivo pra voltar, certo? 😀

A nossa última parada, enfim, foi o restaurante flutuante, que fica próximo a Praia do Forno (falarei dela mais a frente). Optamos por não almoçar ali pois os preços eram absurdamente caros, como já esperávamos, na verdade. Usamos o tempo de almoço, portanto, apenas para mergulhar por ali, utilizando os snorkels que o pessoal do barco empresta. Não foi tão legal como eu esperava, sinceramente. A água estava bem turva, e os peixes estavam mais pro fundo. Eu não conseguia enxergar direito, então, não deu pra ver nada, muito menos tirar fotos com peixinhos. Triste :(. Mas valeu a brincadeira, de qualquer forma.

O nosso passeio terminou por ali e teve duração de três horas. Após, ainda sobrou um tempo para visitar a Praia do Forno. Esta praia nós já tínhamos visitado no dia anterior, sábado, que não relatei aqui pois infelizmente não foi um dia muito proveitoso. O tempo neste dia não estava tão bom quanto no domingo, havia bastante nuvens e ventava muito, por isso acabamos ficando pouco tempo nesta praia. Mas eu me apaixonei por ela, então, aproveitei o restinho de tarde de domingo para voltar lá e aproveitar as últimas horinhas de sol.

Para se chegar à Praia do Forno é necessário fazer uma pequena trilha de mais ou menos uns 20 minutos, com uma subida rápida, um pouco cansativa pra quem não tá acostumado. Antes de chegar à praia é praticamente obrigatória a parada para tirar fotos da vista deslumbrante que surge, com o mar verdinho brilhando ao fundo. Mas prepare-se: o mirante principal é bem concorrido, rola fila e tudo pra tirar foto hehe.

A praia não é muito extensa, o que significa que se ela estiver realmente cheia, não há espaço nem pra ficar em pé parado, haha. Felizmente não foi o caso, pudemos aproveitar bastante, talvez por ser final de tarde. A água possui tons variados de verde e de azul, é sensacional. Mar calmo, sem ondas, perfeito para mergulhar. E eu particularmente achei a temperatura muito muito boa. Ao que me parece esta fama de águas congelantes de Arraial serve somente para a Praia Grande, que é a mais central, não para as demais. Posso dizer que foi uma das águas mais agradáveis em que já mergulhei.

Com dois dias em Arraial do Cabo, sem dúvida, é possível aproveitar muito. Apesar de termos tido metade do dia de sábado somente, senti que o domingo compensou na medida, e acabou valendo muito a pena. Arraial superou e muito as minhas expectativas. Tudo que vi nas fotos, tudo que imaginei, era tão maravilhoso senão mais ainda ao vivo. Certamente é um destino imperdível não só no estado do Rio, como no Brasil em geral, então, não pense duas vezes antes de ir. O Caribe brasileiro te espera! 😉

Comentários

Comentários

Advogada, apaixonada por viagens, praias, trilhas e fotografia. Sempre em busca de um novo destino, de mochila nas costas e vontade de ganhar o mundo!



2 thoughts on “Arraial do Cabo – O Caribe é logo ali!”

O que achou desse post?


%d blogueiros gostam disto: