7 Blocos mais famosos do Rio

7 Blocos mais famosos do Rio

Olá gente!

Tão curtindo o especial de Carnaval? Tá M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, se você perdeu algum post só clicar aqui e aquiNo post de hoje iremos falar sobre os blocos mais famosos da cidade maravilhosa. E famosos por aqui normalmente significam bem cheios, então não pense que terá pouca gente não, a galera toda se reúne pra curtir sim esses blocos!

1. Cordão da Bola Preta

Resultado de imagem para cordão do bola preta

( Foto retirada do site: http://www.cordaodabolapreta.com/desfile-oficial-cordao-da-bola-preta-comemora-97-anos-com-homenagem-ao-rio-e-tera-paradinha-contra-as-drogas/ )

O Cordão da Bola Preta (ou simplesmente Bola Preta), foi fundado em 1918 e é o mais antigo bloco de carnaval do Rio de Janeiro , um dos mais antigos do país e último representante remanescente dos antigos Cordões Carnavalescos que existiam no Rio de Janeiro no início do século 20. O Bola Preta desfila tradicionalmente sábado de carnaval na Avenida Rio Branco no centro do Rio de Janeiro.

  • 25 de fevereiro, sábado

8h – Cordão da Bola Preta
Bairro: Centro
Concentração: Rua Primeiro de Março, entre Rua Buenos Aires e Rua do Rosário

 

2. Banda de Ipanema

Resultado de imagem para banda de ipanema

(Foto retirada do site: https://carnaval.uol.com.br/2012/album/2012/02/04/banda-de-ipanema-leva-folioes-as-ruas-no-rio-de-janeiro.htm )

Em 1959, Albino Pinheiro já pensava em criar a banda de Ipanema. Surgiu de um gesto de desabafo e protesto, criada por Ferdy Carneiro e liderada por Albino, junto com Jaguar, Ziraldo e a turma toda de O Pasquim e outros, inovando nas tradições populares do carnaval. Eles usavam ternos, fingiam tocar instrumentos estragados e contratavam uma “banda de verdade” para tocar, o que acontece até hoje no sábado de carnaval..

  • 11 de fevereiro, sábado

16h – Banda de Ipanema
Bairro: Ipanema – Zona Sul
Concentração: Rua Jangadeiros, esquina com Gomes Carneiro

  • 25 de fevereiro, sábado

16h – Banda de Ipanema
Bairro: Ipanema – Zona Sul
Concentração: Rua Jangadeiros, esquina com Gomes Carneiro

  • 28 de fevereiro, terça-feira

16h – Banda de Ipanema
Bairro: Ipanema – Zona Sul
Concentração: Rua Jangadeiros, esquina com Gomes Carneiro

 

3. Simpatia é Quase Amor

Resultado de imagem para Simpatia é Quase Amor

( Foto retirada do site: https://www.flickr.com/photos/riotur/15844591094 )

Simpatia é Quase Amor é um bloco nascido em 1985, em meio à campanha pelas Diretas Já. O bloco desfila em Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro. e suas cores do bloco são o amarelo e o lilás, inspiradas no remédio Engov, usado para evitar ressaca.

  • 18 de fevereiro, sábado

14h – Simpatia é Quase Amor
Bairro: Ipanema – Zona Sul
Concentração: Praça General Osório

  • 26 de fevereiro, domingo

14h – Simpatia é Quase Amor
Bairro: Ipanema – Zona Sul

 

4. Bloco do Sargento Pimenta

Imagem relacionada

( Foto retirada do site www.webinsider.com.br )

O bloco foi fundado em 2010 e toca músicas dos Beatles em ritmos brasileiros, como afoxé, maracatu, funk e samba. Com a ajuda de percussão, cavaquinho, metais e sopros novos arranjos foram criados para deixar as canções dos Beatles com a cara do Brasil. Conta com sofisticação de arranjo, e também esta sempre inovando no figurino, na arte visual, fazendo com que cada espetáculo do bloco se torne uma experiência única. Os integrantes, de todas as faixas etárias, estão divididos entre a banda, que inclui guitarra, baixo, cavaquinho, sopros e vocais, e também a bateria, com surdos, caixas, repiques, tamborins, agogôs e pandeirolas.

  • 27 de fevereiro, segunda-feira

8h – Sargento Pimenta
Bairro: Glória – Zona Sul
Bloco parado: Aterro Aterro do Flamengo, entre o Mam e a Marina da Glória

 

5. Bangalafumenga

Resultado de imagem para Bangalafumenga

( Foto retirada do site http://m.noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2016/02/07/completando-18-anos-bloco-bangalafumenga-desfila-pelo-flamengo.htm )

Surgiu em 1998, quando o poeta Chacal e os músicos Rodrigo Maranhão e Celso Alvim criaram o Bangalafumenga, no Planetário da Gávea, como um encontro de artistas que se dedicavam a poesia, samba e improvisos. No mesmo ano, seus integrantes se organizaram como um bloco carnavalesco, que desfilou no Leblon. É uma banda brasileira surgida em 1998, conhecida por promover fusões entre funk e samba e outros ritmos brasileiros.

26 de fevereiro, domingo

8h – Bangalafumenga
Bairro: Glória – Zona Sul
Bloco parado: Aterro do Flamengo, entre o Mam e a Marina da Glória

 

6. Orquestra Voadora

Resultado de imagem para Orquestra Voadora( Foto retirada do site: https://www.papodebar.com/orquestra-voadora-no-carnaval-2016/ )

O grupo foi formado por músicos que se apresentavam em diversos blocos carnavalescos do Rio de Janeiro. Decididos a inovar no repertório, passaram a misturar as tradicionais marchinhas com sambas, rock’n roll, trilhas sonoras de filmes e desenhos animados e música pop em geral. O Bloco da Orquestra Voadora desfila desde 2008, sempre no Parque do Flamengo.

  • 28 de fevereiro, terça-feira

13h – Orquestra Voadora
Bairro: Flamengo – Zona Sul
Concentração: Parque do Flamengo, altura da Praça Luis de Camões

 

7. Monobloco

( Foto retirada do site: http://alalao.blogfolha.uol.com.br/2016/01/30/monobloco-estreia-no-carnaval-de-sp-com-desfile-no-parque-do-ibirapuera/)

O grupo carnavalesco criado no ano 2000, começou como uma oficina com a intenção de ensinar batucada. Ao final do primeiro ano o grupo fez um desfile no Rio de Janeiro e se oficializou como um bloco. O diferencial do grupo sempre foi usar instrumentos de escola de samba para tocar outros ritmos além do samba, como, marchinha, coco, funk, xote, ciranda e charm.

  • 5 de março, domingo (15 blocos)

6h – Monobloco
Bairro: Centro
Concentração: Rua Primeiro de Março, entre Rua Buenos Aires e Rua do Rosário

E aí, curtiram nossa lista? Acrescentariam mais algum bloco a lista? Deixe nos comentários suas sugestões!

Comentários

Comentários

Mulheres tão particulares, com um único objetivo em comum, viver as melhores (e maiores) aventuras já vistas. Juntas ou sozinhas, nós queremos é viver! E compartilhar nossas experiências para que possamos inspirar cada vez mais, outras mulheres.



3 thoughts on “7 Blocos mais famosos do Rio”

O que achou desse post?


%d blogueiros gostam disto: