5 dicas de como economizar para viajar

5 dicas de como economizar para viajar

Muita gente ainda acha que é preciso ter muito dinheiro para viajar. Mas não é bem assim. Hoje em dia, com todas as ferramentas as quais temos acesso pela Internet, é muito possível que uma pessoa sozinha possa planejar toda a sua viagem, de forma que os gastos sejam poupados na medida de suas necessidades.

Mas e como juntar esse dinheiro? A grande verdade é que economizar uma grana para viajar para qualquer lugar no mundo é sim possível, pois os seus gastos vão depender puramente da sua disciplina e organização. No entanto, muitas pessoas não sabem nem por onde começar na hora de planejar e poupar esses gastos. Pensando nisso, vamos listar agora cinco dicas para conseguir economizar e poder realizar a sua tão sonhada viagem:

1 – Faça um planejamento geral

Para facilitar a economia, você deve decidir coisas básicas como, por exemplo, o seu destino em si, a época em que pretende ir e quanto tempo pretende ficar no local. Isto é importante, pois dependendo da época e do lugar para o qual pretende ir, os gastos já podem ser minimamente previstos.

Se, por exemplo, você quer ir para o Nordeste em janeiro, ou para a Europa em julho, já saberá que a quantia para esses lugares deverá ser um pouco maior que o normal, pois estará visitando eles em alta temporada. Consequentemente, o preço das passagens aéreas também estará um pouco mais alto.

Decididas estas questões básicas, você já poderá pesquisar mais ou menos quanto estará saindo o preço das passagens na época, se vale a pena esperar uma promoção incrível ou se o preço com antecedência já está aceitável e calcular mais ou menos quanto pretende gastar nos dias em que ficará por lá. Faça pesquisa de diárias, considere a sua alimentação, e os passeios que pretende fazer. O objetivo é ter um número aproximado do valor que você vai gastar ao todo com a viagem, e coloca-lo como meta na sua economia. Uma dica extra é sempre chutar esse valor para o alto, pois assim, não terá surpresas depois.

2 – Defina prioridades

Tendo aquele valor aproximado que você deve garantir, é hora de ir a fundo aos detalhes que farão a verdadeira diferença na sua economia. Se você realmente quer viajar e tem dificuldades em juntar a grana, tenha em mente que tudo em relação a ela deve ser prioridade.




Obviamente você não vai abrir mão dos seus gastos básicos, estes devem ser considerados prioridade também. Já os gastos extras de sempre naquele choppinho, balada cara, cinema, roupas que você compra e não vai usar tão cedo, fast food de 30 reais todo final de semana, bom, você não precisa dizimar da sua rotina, mas um bom corte é necessário. Para algumas pessoas pode parecer que não faz diferença, mas a cada 50 reais gastos nessas brincadeiras, você pode estar pagando uma diária da sua viagem, por exemplo.

Então, a dica aqui, basicamente, não é em hipótese alguma abrir mão do lazer, mas sim tentar não abusar, pelo menos até o dia da sua viagem. Pense que toda essa diversão poderá ocorrer na própria viagem, e isso com certeza será mais interessante. Portanto, defina prioridades na sua rotina, o que você pode e DEVE abrir mão para conseguir juntar aquela graninha a mais.

3 – Controle seus gastos de perto

Definidas as prioridades na sua rotina, é hora de visualizar o que realmente você está poupando. Lembra daquele valor meta que você definiu lá no seu planejamento? Um modo muito mais fácil de visualizar o quanto está perto de atingi-lo é fazendo, por exemplo, uma planilha de gastos, de modo que cada economia na sua rotina entre nessa planilha. Quanto maior for a antecedência desse controle, maiores as chances de uma economia boa sem grandes sacrifícios.

É importante que você inclua seus gastos diários na planilha, na medida do possível a maioria deles, e veja o quanto está “sobrando”. Se é possível aumentar esse valor de sobra, ou se nem precisa sobrar tanto assim. Fazendo esse controle de perto, você terá a cada semana um valor considerável poupado. É interessante também ter uma meta de poupança semanal, de modo que, até o dia da sua viagem, você possa alcançar o valor total da sua viagem.

4 – Tenha um “porquinho”

Todo esse valor poupado deve ficar em um local, de preferência, ao qual você não tenha acesso. Pois um dos grandes erros do planejamento econômico é um dia achar que está indo tão bem, que não precisa mais economizar. Daí, você gasta boa parte do dinheiro poupado simplesmente por estar acessível. O porquinho não precisa ser aquele cofrinho famoso literalmente, mas um lugar que você possa guardar esse dinheiro sem que você vá mexer. Uma conta poupança é um bom exemplo.

Além disso, alguns métodos para encher o porquinho podem ser utilizados, especialmente quando a viagem está se aproximando e você ainda não conseguiu a maior parte do valor meta. Se o valor poupado não estiver sendo suficiente, você pode acrescentar X reais por dia e colocar no cofrinho. O valor pode ser o mesmo por dia, ou pode ir aumentando gradativamente, por exemplo, 5, 10, 15, 20 (…). Isto vai de acordo com a sua disponibilidade financeira, obviamente. O ideal é que o seu controle diário por si só já seja o suficiente.

5 – Tenha uma renda extra

Esta dica serve para todo mundo, mas especialmente para aqueles que não possuem uma renda fixa por mês, ou a possuem mas ela comporta apenas os gastos básicos. Vender coisas antigas como roupas, eletrônicos, móveis e quaisquer objetos seus que estejam em desuso é uma ótima forma de conseguir uma graninha a mais para viajar. Se não tiver nada antigo para vender, uma ótima opção é vender algo de produção própria, como doces, salgados e objetos diversos. Aqui vai da sua imaginação e disponibilidade, mas principalmente da sua força de vontade. Afinal, se você quer viajar, você VAI e ponto final.

 

Estas foram algumas dicas básicas que certamente funcionam na hora de montar seu planejamento financeiro. É importante ter em mente que viajar não custa caro, é possível sim, mas tudo vai acontecer de acordo com as suas escolhas, prioridades e principalmente organização. Quem quer, vai conseguir. Que venham viagens incríveis neste 2017!

Comentários

Comentários

Advogada, apaixonada por viagens, praias, trilhas e fotografia. Sempre em busca de um novo destino, de mochila nas costas e vontade de ganhar o mundo!



1 thought on “5 dicas de como economizar para viajar”

O que achou desse post?


%d blogueiros gostam disto: