4 lugares incríveis no Peru que vão além de Machu Picchu

4 lugares incríveis no Peru que vão além de Machu Picchu

É, eu sei que quando a gente ouve falar no Peru, logo vem à mente aquelas imagens super clichês da famosa cidade inca que é uma das sete maravilhas do mundo. Estive lá faz alguns anos e, sim, Machu Picchu realmente merece todos os títulos: é impressionante e belíssima. Sem sombra de dúvidas, é um lugar que vale a sua visita (e pode ser assunto para um outro post rs).

peru1

Mas o que nem todo mundo sabe é que o Peru é um país incrível e tem inúmeras outras atrações, sendo assim um destino capaz de agradar todo tipo de turista. Se você estiver pensando em colocar o Peru na sua lista de futuras viagens, te dou um conselho: estique o cronograma e dê uma olhada nesses 4 passeios, com certeza você vai querer incluir algum (ou todos) no seu roteiro!

1. Em Cusco: tour pelo Vale Sagrado dos Incas
Esse tour sempre está no roteiro de quem visita o Peru, mas vale relembrar. Separe um dia inteirinho para conhecer as cidades e seus sítios arqueológicos, cheios de história para contar – a minha preferida foi Ollantaytambo, essa da foto aqui embaixo, com escadarias de pedra e uma vista de todo o vilarejo. Você também irá conhecer mais do artesanato local no mercado de Pisaq, onde os artesãos se reúnem para expor seu trabalho para os turistas.

peru2

Não esqueça que para visitar os sítios arqueológicos, você já precisa ter em mãos o seu Boleto Turístico de Cusco. Vou ser sincera, não é muito barato… mas sem ele, você não poderá entrar na esmagadora maioria dos locais, tanto em Cusco mesmo, como no Vale Sagrado. O bom é que você pode escolher comprar um boleto completão ou um parcial, caso você fique pouco tempo no local e só tenha um dia para conhecer as ruínas. Então, já inclua esse custo na sua viagem e veja qual é a melhor opção de boleto para você nesse link aqui.

2. Partindo de Cusco: Puno
A mais de 4000 metros acima do nível do mar, Puno vai ser – literalmente – um ponto alto na sua viagem ao Peru. Puno fica a 6h de ônibus de Cusco, com direito a parada na estrada para admirar as Cordilheiras <3 e é de lá que partem os tours pelo Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo! O passeio de barco vai te levar na Ilha Taquile, pequenininha e que ainda guarda muitas tradições, como o uso do idioma Quechua, as vestimentas típicas, as refeições deliciosas (foi lá que comi quinoa pela primeira vez!).

peru3

Nesse mesmo tour, você irá conhecer as ilhas flutuantes dos Uros. Os Uros são o povo que vive nessas ilhas curiosíssimas: são construções feitas à base de uma planta chamada totora, que é usada também nas casas e nas embarcações. Nas pequenas ilhas vivem algumas famílias, que também tiram seu sustento do turismo, oferecendo seu artesanato aos visitantes. É um passeio diferente e muito interessante!

peru4

3. Em Lima: Circuito Magico del Agua, no Parque de la Reserva
Na capital do Peru, Lima, você está de volta ao nível do mar, com praias, temperaturas mais amenas e toda a vibe urbana que uma capital costuma ter. Mas depois de toda a andança típica de um turista, pode ser que você queira um lugar para relaxar e curtir a natureza… e esse lugar é o Parque de la Reserva, um refúgio em meio à metrópole. É fácil de chegar usando o transporte público e com um super ponto de referência: fica bem pertinho do Estadio Nacional. O Parque por si só já é encantador, com seus jardins lindíssimos, coloridos e bem cuidados.

peru5

E durante as noites de quarta a domingo, o Parque ainda conta com uma atração muito especial: o Circuito Magico del Agua. As 13 fontes do parque se iluminam e as águas dançam sincronizadas com a música e com as cores. É um espetáculo fascinante! Se estiver calor, leve uma mochilinha com peças extras de roupa, pois você não vai resistir às fontes abertas para a interação do público. Crianças (e adultos!) se refrescam, se divertem e se molham, é uma alegria só! Dê uma olhada no site do Parque e programe a sua visita.

peru6

4. Partindo de Lima: Ica e Nasca
A 4h de ônibus saindo de Lima, a cidade de Ica guarda um tesouro: Huacachina, uma vila que surgiu ao redor de um lago no meio de um deserto. Sim, isso mesmo! Huacachina é conhecida por ser o “Oásis das Américas”, o único por aqui.

peru7

Quando eu fui, fiquei apenas algumas horas em Huacachina, mas percebi que o vilarejo tem estrutura para que você fique um pouco mais: hotéis, hostels, restaurantes e até mesmo agitação noturna: os barzinhos animam as noites dos turistas que optam por passar mais tempo no local.

Lá, você poderá simplesmente caminhar pela vila, ou se você for mais aventureiro, pode curtir um passeio de buggy pelas dunas (dá pra agendar na hora mesmo!), fazer sandboard… além de poder contemplar um por do sol inesquecível!

peru8

Saindo de Ica, encare mais 3 horinhas de ônibus e siga rumo a Nasca/Nazca. Lá você irá desembolsar uma graninha acima da média dos passeios no Peru, mas eu diria que vale a pena. Você vai embarcar em um aviãozinho (sim, dá medinho, mas não desista!) e sobrevoar as misteriosas linhas em um vôo de aproximadamente 30 minutos e, assim como eu, vai sair de lá tentando desvendar esse mistério que até hoje ninguém explica: como as tais linhas foram feitas?

peru9

Os geoglifos (as linhas desenhadas na terra) são impressionantes mesmo. A grande maioria dos desenhos retratam animais, e alguns chegam a ter mais de 200 metros de comprimento!! Durante o vôo, você verá cerca de 10 desses desenhos, que são os mais famosos (como o colibri da foto). No avião, você usa fones de ouvido e o piloto vai te indicando o lado para onde você deve olhar e o desenho que você irá ver. Uma dica: se você tende a enjoar com balanço, melhor tomar um remedinho. No meu vôo, várias pessoas enjoaram bastante e não conseguiram aproveitar nada, então é melhor prevenir 😉

peru10

E aí, gostou de algum desses lugares? Ficou curioso para conhecer? Ou tem mais dicas sobre o Peru? Conte aqui pra gente nos comentários!

Se quiser saber mais sobre Machu Picchu, não deixe de conferir esse post.

Comentários

Comentários

34 anos de estrada, adora se perder por aí, mesmo com um mapa debaixo do nariz. Vegetariana, pesquisadora e eterna curiosa do mundo.



4 thoughts on “4 lugares incríveis no Peru que vão além de Machu Picchu”

O que achou desse post?


%d blogueiros gostam disto: