Autoconhecimento Correspondentes

Deixe a sua energia vibrar – por Talita Costa

Eu não sei bem como começar esse post. Quero escrever sobre algumas coisas, mas não quero racionalizar tanto e escrever a partir da mente. Gosto de deixar o coração fluir quando escrevo, a intuição soprar as palavras, de sentir o que eu escrevo tocar algum lugar em mim, e não só ler e reler e corrigir e formatar.
Tenho levado essa prática para todas as áreas da minha vida. Constantemente eu exercito parar, respirar, sentir e escolher com o coração. Às vezes é o que vou fazer, onde vou fazer, o que vou almoçar, que músicas ouvirei durante o trabalho… Faço isso nas mais variadas situações.
E é, no mínimo, curioso como as respostas são diferentes do automático da correria do dia a dia, como o impacto delas ao longo do dia é diferente, é leve, e traz uma sensação de paz e completude.
Nós somos seres muito mentais, e vivemos em função do que a nossa mente produz. É claro que a mente é maravilhosa, é uma dádiva, mas ela é só uma parte de nós, e tendemos a acreditar que ela é a mais importante, mas a verdade é que a grande sacada do ser humano é aprender a viver integrando todas as suas sabedorias, e não desenvolvendo uma em detrimento das outras.
Funciona mais ou menos assim: a função da mente é pensar, e ela faz isso de forma lógica. A gente não nasce pensando. Um bebê não pensa que quer mamar, ele sente fome e segue seu instinto. Busca o alimento e se não encontra, sente frustração e privação e usa sua forma acessível de expressão que é chorar. Ao longo do nosso desenvolvimento vamos acumulando experiências que servem de base para a mente, que ela guarda e, a partir dessas experiências, projeta opções no futuro. Por exemplo, se uma criança põe o dedo na tomada e leva um choque, ela guarda essa experiência e quando vê a tomada novamente, antes de colocar o dedo, a mente manda uma alerta dizendo “Opaaaa! Você já fez isso e o resultado não foi bom. Se você colocar o dedo ali vai sofrer de novo!”, e a criança se afasta por medo dessa projeção que a mente criou.
E isso é ótimo! É realmente maravilhoso que a mente faça isso, por que nos livra de perigos e de repetir coisas desagradáveis, mas é interessante observar que esse comportamento mental não nos serve em todas as situações. Se você comeu jiló e achou horrível, provavelmente não vai querer repetir a experiência. Mas se fizer isso, nunca vai saber se o primeiro jiló estava mal feito, mal temperado, e nem as tantas opções para se comer jiló. Porém, se você silencia a mente, pode realmente escolher se quer viver uma nova experiência, com um jiló diferente, e não somente repetir uma rejeição baseada em medo e projeções do passado. E pode gostar do jiló. Ou pode achar ainda pior que da primeira vez. Mas o importante é que você escolheu, de verdade.
É claro que esse texto não pretende resumir o complexo funcionamento da mente, mas basicamente o que sabemos é que ela trabalha coordenando passado e futuro, acessando um pra criar o outro. E se a gente se deixa dominar por ela, corremos o risco de viver em função do medo, com a falsa sensação de escolha, por que estaremos sempre tomando decisões baseadas em experiências do passado e não nas reais possibilidades do futuro.
Experimenta deixar a razão de lado e usar a sabedoria de outras partes suas pra fazer escolhas. Confia que para além do que a gente aprende que é inteligência, sempre focada na mente, a nossa natureza nos deu outras inteligências. Minha mãe sempre diz que se o coração fica em paz, a decisão é boa.
Começa com coisas pequenas, como escolher uma música, por exemplo. Uma roupa, ou se vai ou não naquela festa. Silencia, faz por algum tempo aquela respiração abdominal que eu já ensinei aqui, e pergunta pra você mesma, pergunta para dentro de você o que você deve fazer. O que eu seu corpo, o seu coração, o seu útero precisa que você faça. E espere a resposta vir. Talvez ela demore um pouco, afinal, há quanto tempo essas vozes estão silenciadas e desacreditadas? Mas dê tempo, dê espaço, e confia. Quando sentir a resposta, testa. Eu tenho certeza que você vai sentir a diferença!



VAI VIAJAR? FAÇA SUA RESERVA AQUI!

Está programando a próxima viagem? Faça sua reserva com nossos parceiros e ganhe descontos incríveis. Além de ajudar o blog a se manter atualizado e não ser taxado a mais por isso.
Hospedagem: AirbnbBooking
Seguro Viagem: Real SegurosSeguros Promo
Aluguel de carro: Rentcars

Comments

comments

«

»

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *