Autoconhecimento Correspondentes

Você celebra suas conquistas? – por Talita Costa

Se valorize!

O post de hoje nasceu de um bate papo com uma grande e amada amiga.
Pelo WhatsApp, já que eu tô aqui e ela lá longe, trocávamos áudios sobre nossa semana, trabalho, metas, projetos… Até que desabafei estar me sentindo um tanto bloqueada criativamente. Não conseguia tirar alguns projetos do papel, não enxergava os caminhos, tropeçava e gastava minha energia sem conseguir dar forma às ideias que já fazia um tempo estavam no caderninho. Disse a ela que me sentia falhando, fracassando, murchando, e que meu momento criativo parecia ter passado, a inspiração divina, a fonte criadora em mim secado, e eu tinha voltado a ser só eu mesma, sem nada de extraordinário.
Às vezes a gente pode se sentir assim, sugadas pelo cotidiano, desestimuladas pela pressão e pelas comparações, enfraquecidas pela superficialidade da exposição digital. E eu estava bastante sensível por estar no período pré menstrual, período onde eu me questiono muito e me confronto com questões que me afetam de alguma forma.
E foi nesse desaguar de sentimentos, de sentidos e da falta deles, compartilhando toda a minha vulnerabilidade, que fui acolhida e aquecida por essa irmã, essa mulher que sente o que eu sinto, porque todas nós nos sentimos cansadas, todas nós nos sentimos cobradas, todas nós nos sentimos pressionadas. E então ela me fez uma pergunta crucial, que eu compartilho com vocês agora:

Qual foi a última vez que você se parabenizou por algo?

Pode ser uma meta alcançada, como não se atrasar pro trabalho, terminar algo no prazo, não beber refrigerante, não pedir desculpas sem necessidade. Pode ser o fim de um vício. Pode ser uma mudança, uma conquista, pode ser uma decisão. Pode ser não chorar ouvindo aquela música, pode ser gargalhar até a barriga doer como há muito não se fazia.
Nós não somos incentivadas a nós orgulharmos de nós mesmas. Somos ensinadas a buscar o reconhecimento e a aprovação do outro, e a partir do julgamento do outro, validar se somos ou não suficientes, adequadas, capazes.
Mas não! Chega disso! Recupere o poder de ser inteira, mulher! Olhe pra tudo o que você consegue fazer, pra tudo o que você consegue dar conta, criar e superar! Celebre as suas conquistas! Eu sei que te venderam um grande e magnífico objetivo e te fizeram acreditar que só quando chegasse lá você poderia se sentir capaz, completa, digna. Mas não! Toda caminhada se faz de pequenos passos, e nós precisamos nos orgulhar e celebrar cada etapa, cada conquista, porque é assim que reabastecemos pra seguir em frente.
Esses dias li num marcador de página que conquistas não tem tamanho, são todas conquistas. Era um livro emprestado, e acho que a vida queria mesmo era me entregar o marcador. E hoje eu passo esse marcador de página pra você: pare de medir suas conquistas, celebre todas elas!
Eu desejo que a sua semana seja transformadora! Feliz lua cheia!



 VAI VIAJAR? FAÇA SUA RESERVA AQUI!

Está programando a próxima viagem? Faça sua reserva com nossos parceiros e ganhe descontos incríveis. Além de ajudar o blog a se manter atualizado e não ser taxado a mais por isso.
Hospedagem: AirbnbBooking
Seguro Viagem: Real SegurosSeguros Promo
Aluguel de carro: Rentcars

Comments

comments

«

»

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *