Na Estrada com as Minas Rio de Janeiro

Parque da Cidade: A melhor vista do Rio é a de Niterói

Toda vez que alguém dizia que a melhor vista do Rio de Janeiro era a de Niterói, eu ficava um pouco chateada claro, como boa Carioca que sou não gosto de dar o braço a torcer. Mas preciso confessar, nossa equipe foi conhecer o Parque da Cidade no último final de semana (27) e UAAAAAU! Que vista absurda!

O Parque da Cidade tem um mirante com uma visão fabulosa das praias Oceânicas de Niterói (entre elas: Piratininga, Itaipu e Camboínhas), a Baía de Guanabara, assim como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Pedra Gávea, entre outros pontos turísticos do Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM TRILHA PÃO DE AÇÚCAR | MORRO DA URCA

O PARQUE DA CIDADE

O Parque da Cidade foi inaugurado em 1976, e é uma área de preservação ambiental (APA), localizado no alto do Morro da Viração.

Ficha Técnica

  • Onde fica: São Francisco
  • Tempo médio de subida: +/- 35 minutos (de carro)
  • Altitude máxima: 270 metros de altitude

Como chegar

Para quem sai do Rio pode pegar o ônibus 770D no Centro do Rio e descer direto no bairro de São Francisco, na Av. Presidente Roosevelt (Ponto de referência, McDonalds) e de lá pedir um uber para subir. É POSSÍVEL subir a pé ou de bike, mas recomendamos que se tenha certo preparo físico, pois não será uma subida fácil.

Existem alguns outros ônibus que deixam ali nas proximidades, como o 38, 38A e o 46, todos com saída do Terminal Próximo à Estação das Barcas. Com essas mesmas linhas, você pode descer no Largo da Batalha, de onde você pode subir para o Parque por um caminho mais um pouco mais tranquilo, no entanto o percurso é longo, uma caminhada de aproximadamente 3.500 metros natureza acima. Para seguir por esse caminho, você precisa se dirigir para o bairro Maceió e pegar a estrada N. Senhora de Lourdes. Esse caminho é muito utilizado por quem vai ao Parque de bicicleta.

Quem nos acompanha em nosso Instagram (segue lá @naestradacomasminas) pôde conferir em primeira mão, que nossa equipe foi conhecer o Parque da Cidade junto com uma turma de Instagrammers de Viagem SENSACIONAL, olha que galera boa:

Da esquerda para a direita, Juliana Veiga (@Derepenteviajantes), Anna Karolina (@nosnomapa), Andrea (@varias_viagens), Clara Ramos, Camila Santos (@naestradacomasminas) e Caroline Oliveira.

Conhecemos essas lindezas no Instameet que rolou aqui no Rio um tempo atrás e continuamos mantendo contato diariamente, nos ajudando mutuamente com dicas sobre Viagens e Instagram. O Parque da Cidade foi o local escolhido para acontecer o 2° Encontro dos Amigos do Insta – quer saber onde foi o primeiro? CLIQUE AQUIE nós já estamos preparando o próximo! Quer ficar por dentro dos nossos passeios? Insira seu email abaixo para ser notificado com as datas dos nossos próximos passeios.

O Parque é bem democrático e atrai os mais diversos públicos, desde casais/famílias, que vão passar a tarde assistindo ao espetáculo do pôr-do-sol a aventureiros que vão se “jogar”, literalmente de parapente de uma das duas rampas de vôos ou subir pelas trilhas que dão acesso ao Parque.

Para todas as idades.

Valores:

Entrada Gratuita

Horário de Funcionamento:

Domingo a Domingo – Das 7h às 18h (horário estendido até às 19h em horário de verão)

Estacionamento

Há um estacionamento no local, totalmente gratuito, porém com poucas vagas, então é provável que você tenha que estacionar um pouco antes de chegar efetivamente lá em cima, mas nada que alguns minutinhos procurando uma vaga não resolva!

Lá em cima tem um banheiro, uma cantina e um espaço infantil de livre acesso ao público.

  • O que levar: se você for apenas para aproveitar a vista, pode levar Protetor Solar, Repelente, Equipamentos Fotográficos e Água.
  • Saltos de Parapente: Durante a semana é possível encontrar instrutores de Parapentes oferecendo voo duplo. (Valores à consultar)
  • Ruínas: Há no Parque Ruínas do que sobrou de um posto Atalaia português do século XVI.
  • Trilhas: Há 3 entradas de trilhas no Parque, porém recomendamos que você procure um Guia especializado para encarar essa aventura com você!

Caso você queira comer, dentro do parque tem um Bistrô chamado Bistrô Sierra e Mar. Funciona aos sábados e aos domingos e para reservas vocês podem consultar o facebook do Bistrô – CLIQUE AQUI.

Como nós estávamos em um grupo grande e queríamos ficar à vontade, depois de apreciarmos um belo pôr-do-sol lá em cima, descemos para a Praia de São Francisco para fazer um piquenique, a praia estava muito tranquila, apesar de estar um pouco frio, conseguimos lanchar tranquilamente.

Praia de São Francisco

(Olha a galera toda aí!)

Quem aí já conhece o Parque da Cidade, comenta aqui embaixo o que mais te deixou impressionado ao chegar lá em cima.

Se você tem algum outro lugar para indicar e gostaria que as Minas fossem conhecer, mande-nos um email para naestradacomasminas@gmail.com.

Referências:

Guia de Niterói

Trilhas e Aventuras

Dicas do Mundo




VAI VIAJAR? FAÇA SUA RESERVA AQUI!

Está programando a próxima viagem? Faça sua reserva com nossos parceiros e ganhe descontos incríveis. Além de ajudar o blog a se manter atualizado e não ser taxado a mais por isso.
Hospedagem: AirbnbBooking
Seguro Viagem: Real SegurosSeguros Promo
Aluguel de carro: Rentcars

Comments

comments

«

»

4 COMMENTS

  • Thaís Carneiro

    Que vista, mulherada! Vocês acham que a subida é punk por uma questão de fôlego ou perigo? Com o pôr do sol, o mirante ainda fica sussa?

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Pingback: Parque das Ruínas – Santa Teresa | RJ – Na Estrada com as Minas on 02/06/2017
  • Pingback: Solar do Jambeiro e Museu Janete Costa: dobradinha cultural em Niterói – Na Estrada com as Minas on 02/06/2017
  • Pingback: Circuito cultural em Niterói: Solar do Jambeiro e Museu Janete Costa on 02/06/2017