Na Estrada com as Minas

Você sabe o que é Couchsurfing?

Olá galera, como estão? Hoje viemos falar de algo muito bacana. Um novo conceito de viagem. Viemos falar sobre Couchsurfing. Você não sabe o que é isso? Então vamos lá, por que isso é algo você PRECISA conhecer!

O Couchsurfing é um serviço de hospitalidade, criado por Casey Fenton em 2003. O projeto foi criado com o intuito de facilitar a vida de viajantes, criando conexões entre hospedeiros e mochileiros. Essa é uma das melhores formas de se conhecer pessoas novas, lugares incríveis e a melhor parte, economizando uma grana. O projeto já possui mais de 5 milhões de usuários.

Como funciona:

Você pode ‘surfar’ no sofá de outras pessoas pessoas, ou receber alguém em sua casa! Todo o objetivo do site é que viajantes e hospedeiros possam se conectar de formas únicas e conhecerem a cidade de um ângulo diferente. A tradução nem sempre é literal, às vezes seu anfitrião pode te oferecer uma cama ou um colchonete para dormir. Mas no fim, o que conta é que você terá um lugar para descansar, enquanto conhece a cidade.

No site você têm três opções:

Ser um host – Se você tem um cantinho que pode oferecer para receber alguém gratuitamente na sua casa em troca de experiências, ajuda em algum idioma ou mesmo só para ter uma boa companhia. Pode ser sofá, cama, sofá-cama e se você tiver quintal até barraca de camping as pessoas montam sem se incomodar e ainda ficam muito felizes de você poder recebê-las. Escreva no seu perfil o que achar necessário as pessoas saberem sobre a sua casa e a localização, as regras da casa, se tem pets, se fuma, e se vai deixar uma chave da casa com a pessoa – isso é uma decisão pessoal, mas deixe bem claro antes do traveler aceitar o host.

Ser um traveler – Se você comprou passagem para ir à um lugar e quer muito conhecer a cidade aos olhos de um morador local. Conhecer lugares lindos que passam desapercebidos nos guias turísticos, noitadas ou simplesmente conversar – o que é sempre bom. Seja como for, se hospedando na casa da pessoa você tem que seguir as regras da casa dela e pesquisar referências anteriores. Se puder, leve uma lembrancinha para seu host, isso o deixará muito feliz, mas não é uma regra. Isso é só uma forma de agradecer o carinho e a hospitalidade.

Wants to Meet Up – são pessoas que não podem no momento receber alguém em sua casa, mas que querem conhecer ou ajudar os viajantes a conhecer sua cidade. Podem te chamar desde pra oferecer ajuda para levar aos pontos turísticos ou dicas de como circular com transporte público pela cidade, até baladas e festas super maneiras.
O site oferece diversas funcionalidades e uma forma mais fácil de conseguir hosts para viajar pelo mundão é ‘verificando sua conta’ pois existe a versão gratuita e paga. Na gratuita eles verificam parte dos seus dados, e na paga eles verificam TUDO, fazendo assim, você parecer uma pessoa mais confiável aos olhos do seu futuro anfitrião. A versão paga custa $20 por ano e vale muito à pena.
O site possui também, a opção de criar uma viagem pública, assim caso alguém que possa tenha disponibilidade para te receber entrará em contato direto com você, ou alguém que queira te mostrar partes da cidade oferecerá ajuda. Você pode fazer perguntas nos fóruns, e respostas dos moradores, facilitando muito sua vida com relação à cidade, transportes e dúvidas em geral.
Para se registrar no site, basta acessar https://www.couchsurfing.com/ e se conectar ou com o facebook, ou fazer um cadastro com seu email. Quanto mais informações vocês adicionarem no seu perfil, mais confiável você se torna. O que aumenta as chances de alguém te oferecer hospedagem. Mas caso você queira disponibilizar sua casa para hospedar alguém. Verifique sempre, o perfil da pessoa por completo, veja as referências que ela possui, seus amigos, entre em contato para uma conversa inicial.  O site é uma forma incrível de você conhecer pessoas e lugares novos, uma experiência de troca maravilhosa, mas cuidado nunca é demais e precisamos pensar em nossa segurança em primeiro lugar.
Espero que vocês tenham gostado de conhecer essa nova modalidade de viagem e caso tenham alguma dúvida, podem deixar aqui nos comentários que responderemos em breve.




VAI VIAJAR? FAÇA SUA RESERVA AQUI!

Está programando a próxima viagem? Faça sua reserva com nossos parceiros e ganhe descontos incríveis. Além de ajudar o blog a se manter atualizado e não ser taxado a mais por isso.
Hospedagem: AirbnbBooking
Seguro Viagem: Real SegurosSeguros Promo
Aluguel de carro: Rentcars

Comments

comments

«

»

12 COMMENTS

  • Botas no mundo

    Ótima matéria, já uso o couchsurfing, já recebi várias pessoas em minha casa e é importante divulgar esse tipo de hospedagem para que cada vez mais haja essa interação entre viajantes.
    Um grande beijo, Aurea

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Pingback: 13 Coisas que você sempre esquece de levar na viagem – Na Estrada com as Minas on 02/12/2016
  • Pingback: Road trip com as amigas pra Minas Gerais – Roteiro com gastos – Na Estrada com as Minas on 02/12/2016
  • Pingback: Dicas para mulheres viajarem sozinhas de forma econômica – Na Estrada com as Minas on 02/12/2016
  • Pingback: Another Ink in the Wall – A História da Tatuadora Mochileira – Na Estrada com as Minas on 02/12/2016
  • Pingback: 67 dias na estrada: Mochilão pelo Norte e Nordeste do Brasil – Débora Pinheiro – Na Estrada com as Minas on 02/12/2016
  • Pingback: Minhas experiências com o Couchsurfing – por Isabela Santos – Na Estrada com as Minas on 02/12/2016
  • Pingback: Minhas experiências com o Couchsurfing – por Isabela Barbosa – Na Estrada com as Minas on 02/12/2016
  • Pingback: Foz do Iguaçu | Muito além das Cataratas - Na Estrada com as Minas on 02/12/2016
  • Pingback: Viajando com pouco: quando viajar se torna sua prioridade on 02/12/2016
  • Pingback: 5 formas de economizar com hospedagem - Na Estrada com as Minas on 02/12/2016
  • Pingback: 7 verdades ruins sobre ser uma mulher viajando sozinha - on 02/12/2016